Folha de S. Paulo


Votos brancos e nulos são maioria em pesquisa para governador do Rio

A insatisfação do eleitorado fluminense com os candidatos ao governo do Estado ficou clara na pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (17).

Segundo o levantamento, 27% das pessoas afirmam que vão votar branco ou nulo quando apresentadas aos sete pré-candidatos que devem disputar a eleição. Na capital, esse número vai a 37%. Há ainda 6% que não souberam dizer quem escolheriam para governar ou não responderam à pergunta feita pelo instituto.

Editoria de Arte/Folhapress

A pesquisa, que tem margem de erro de três pontos percentuais, mostra um empate técnico entre os candidatos mais citados: o deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem 18% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) tentará a reeleição e tem 13% das intenções, enquanto o senador Lindbergh Farias (PT) recebeu 11%.

Ex-prefeito do Rio, o vereador Cesar Maia (DEM) aparece na pesquisa com 8% das intenções de voto.

Mais da metade dos entrevistados (57%) declarou ter "nenhum" ou "pouco" interesse pelas próximas eleições.

SENADO

Na disputa para o Senado, os votos brancos e nulos também são elevados (26%), mas os candidatos saem-se melhor: o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) aparece com 26% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o deputado federal e ex-jogador Romário (PSB), que tem 22%. A deputada estadual Jandira Feghali (PC do B) vem em terceiro, com 20% das intenções de votos.

Editoria de Arte/Folhapress

O Ibope fez 1.204 entrevistas, entre eleitores com 16 anos ou mais, residentes no Estado, de 7 a 11 de junho. Os resultados foram tabulados de acordo com sexo, escolaridade, faixa etária, renda familiar (em salários mínimos), região (capital, periferia e interior) e religião. O levantamento foi registrado no TRE-RJ com o número: RJ-00006/2014. A pesquisa foi feita a pedido da Firjan (Federação das Indústria do Rio)

PESQUISA ANTERIOR

O levantamento anterior feito pelo Ibope, em novembro de 2013, apontou Crivella (PRB) em primeiro lugar com 16%, seguido por Garotinho (PR), com 13%, e Lindbergh, com 11%.

Como a margem de erro da pesquisa era de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três estavam em empate técnico, com vantagem numérica para Crivella.

Também aparecem Jandira Feghali, com 6%, e Cesar Maia, com 5%. Pezão e o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, do PSDB, tinham 4% cada.

Naquela pesquisa, 27% disseram que pretendem votar nulo ou em branco, e 10% não opinaram.


Endereço da página:

Links no texto: