Folha de S. Paulo


Em ato que definiu apoio ao PMDB do Rio, Lupi minimizou vaias a Dilma

O PDT do Rio de Janeiro realizou sua convenção na tarde desta segunda-feira (16) e indicou o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT) para vice na chapa do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). O evento também serviu para confirmar o apoio da seção fluminense do partido à candidatura presidencial de Dilma Rousseff (PT), em consonância com o PDT nacional.

A chapa tem ainda o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) como postulante ao Senado.

Durante o evento, o presidente do PDT e ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi saiu em defesa de Dilma, aludindo às vaias e agressões dirigidas à presidente durante o jogo inaugural do Mundial de futebol, em São Paulo.

"Não tem que se preocupar com vaia. Quem é brizolista sabe que a gente se alimenta da luta", afirmou à militância presente no auditório da sede do partido e aos que ficaram do lado de fora, acompanhando a convenção por um telão.

O ex-ministro é a principal aposta para engrossar a bancada federal do PDT no Estado do Rio de Janeiro.

FUNCIONÁRIO-FANTASMA

Carlos Lupi comandou o Ministério do Trabalho desde 2007, mas teve de deixar a pasta durante a "faxina ética" feita por Dilma no seu primeiro ano de gestão, em 2011. Na época, diversos ministros e funcionários do segundo escalão de ministérios foram removidos dos cargos diante de suspeitas de corrupção.

A Folha revelou em 2011 que Lupi, por cerca de seis anos (de 2000 a 2006), foi lotado na liderança do partido na Câmara como assessor técnico, mas não trabalhava nessa função. Ele exercia exclusivamente atividade partidária: é presidente nacional do PDT desde 2004.

Ele também não se licenciou do cargo quando decidiu concorrer ao Senado, em 2002.

Questionado sobre sua passagem pelo Legislativo, Lupi apenas afirmou na época que exerceu, "em alguns períodos, assessorias legislativas na liderança do PDT" de 1995 a 2000. Omitiu a maior parte de sua posterior passagem pela liderança do PDT na Câmara dos Deputados, entre 2000 e 2006.


Endereço da página:

Links no texto: