Folha de S. Paulo


Servidores de hospital público de Fortaleza decretam greve

Os servidores do IJF (Instituto José Frota), hospital municipal de Fortaleza –uma das sedes da Copa–, votaram em assembleia a paralisação da categoria a partir das 9h desta quarta-feira (18).

A greve terá adesão de cerca de 3.000 servidores do hospital, entre enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos, segundo o sindicato da categoria. Os médicos não participam da greve. Por determinação da Justiça, um percentual de 50% continuará trabalhando durante a paralisação.

Entre as reivindicações da categoria estão melhorias nas condições de trabalho, adequação da gratificação para a aposentadoria e aumento do nível salarial entre diferentes postos da mesma função. Hoje a diferença entre um profissional mais graduado para outro é de 2% –eles pedem aumento para 5%, assim como funciona com os médicos.

O salário base de um enfermeiro no Instituto José Frota é de R$ 2.500. Já o dos técnicos é de R$ 1.500.

"Não estamos em campanha salarial este ano. Estamos lutando por melhorias das nossas condições de trabalho", diz Ana Miranda, presidente da Associação dos Servidores do IJF (ASSIJF).

O última reposição salarial da categoria foi de 5,7%, ano passado. Segundo o sindicato, insuficientes para cobrir a inflação de 6,38% (pelo INPC acumulado).


Endereço da página: