Folha de S. Paulo


Padilha ataca gestão tucana em SP e diz que Alckmin governa 'encastelado'

Confirmado candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Alexandre Padilha aproveitou seu discurso neste domingo (15) para atacar a gestão do PSDB que já dura quase 20 anos no Estado afirmando que o partido governa de forma diferente para ricos e pobres.

Ele tocou em temas sensíveis como a crise da água, além de questões de segurança e educação. A fala do petista foi dividida entre críticas aos tucanos, apresentação de propostas e defesa dos governo Dilma e Lula.

Confira como foi a indicação de Padilha

Padilha provocou os tucanos e ironizou a fala do presidente do PSDB Aécio Neves, candidato ao Planalto, de que um tsunami varrerá o PT do país. Aécio disse que a gestão petista não tem se mostrado "digna" de atender às demandas da sociedade.

"O tsunami deles não leva água sequer para o povo paulista", disse Padilha. Ele atacou o modelo de gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que lidera as pesquisas de intenção de votos.

Padilha aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com 3%. Ele está atrás do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que reúne 44%, e Paulo Skaf (PMDB), com 21%, segundo pesquisa Datafolha.

ENCASTELADO

São Paulo, maior colégio eleitoral do país, é o principal objeto de desejo do PT na disputa pelos governos locais na eleição de outubro. O Estado é governado pelos tucanos há quase duas décadas e onde a rejeição a Dilma é maior que em outras regiões do país.

Em seu discurso, Padilha afirmou que "não se governa bem um Estado na base da picuinha com o governo federal e com os prefeitos de outros partidos. "Governador tem que servir ao povo e não ficar encastelado no palácio como se fosse um rei, disse o petista.

"Se eu for eleito, vou tirar a sede de governo do Palácio dos Bandeirantes e devolver ao povo. Um governador tem que ser executivo, mas tem que estar próximo", concluiu Padilha. A estratégia da campanha de Padilha é mostrar que o PSDB repete seu jeito de governar e sempre voltado para a elite paulista.

"Não se faz uma mudança verdadeira com um modelo de governo acomodado –e que se repete há tantos anos", afirmou Padilha. Ele disse ainda que "chega de governador control C mais control V, que só sabe copiar". E completou : "Também não se faz a mudança real e necessária para os paulistas ouvindo apenas os patrões e quem sempre defendeu os interesses dos mais ricos".

Na área de segurança, ele reforçou os ataques de ligação entre o PSDB e organizações criminosas. "Conosco penitenciária não se transforma em gabinete de facção criminosa como aconteceu nos últimos anos", disparou.

Recentemente o PT esteve num centro de uma crise depois que o deputado estadual Luiz Moura foi flagrado em reunião com supostos integrantes do PCC. O petista ainda destacou sua parceria com o ex-presidente Lula, seu padrinho político, e com a presidente Dilma.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: