Folha de S. Paulo


PM gaúcha usa tática da Mídia Ninja e filma protestos em Porto Alegre

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul decidiu adotar a tática do grupo Mídia Ninja e transmitir ao vivo a realização de protestos em Porto Alegre.

Em um ato contra a realização da Copa, nesta quinta-feira (12), a polícia estreou um equipamento que faz filmagens e transmite imagens para exibição ao vivo. Segundo o capitão da Brigada Rogério Araújo, o conteúdo é mostrado em tempo real para a cúpula da Segurança no Estado, na sede da corporação.

A tática de acompanhar manifestações e transmiti-las ao vivo se tornou famosa na onda de protestos de junho de 2013 com o grupo Mídia Ninja, uma rede de jornalismo colaborativo.

No protesto desta quinta, o equipamento seria operado por uma soldado fardada da Brigada. Ela usa uma mochila com o sistema de transmissão e leva uma minicâmera na mão.

De acordo com a Brigada, o material foi alugado por R$ 24 mil.

O capitão Araújo afirma que, além de fornecer informações sobre o andamento do protesto para o comando, o equipamento ajuda a obter provas sobre eventuais ocorrências nas marchas. Outra finalidade é registrar um histórico das decisões tomadas pela tropa em meio ao protestos.

"No ano passado, só eles [manifestantes] nos filmavam. Agora, não", disse Araújo.

As imagens ficam restritas ao comando da segurança e não são divulgadas na internet.

Porto Alegre teve alguns dos protestos mais tumultuados do país em 2013, com confrontos e dezenas de prisões. Vídeos feitos por manifestantes foram usados para divulgar situações de abuso policial.


Endereço da página: