Folha de S. Paulo


PF prende ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa pela segunda vez

A Polícia Federal prendeu agora há pouco o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em sua casa, na Barra, no Rio de Janeiro. A prisão foi fundamentada na acusação de que havia risco de fuga. Costa escondeu da polícia que tinha um passaporte português e contas na Suíça com saldo de U$ 23 milhões.

Ele havia sido solto pelo ministroTeori Zavascki após passar 59 dias na prisão no âmbito da Operação Lava Jato.

A Suíça bloqueou os US$ 23 mi do ex-diretor da Petrobras.

O ex-diretor já havia sido preso em março pela PF, sob acusação de tentar ocultar provas. Em entrevista à Folha, feita no dia 30 de maio, Costa negou que tivesse contas no exterior.

As contas atribuídas a Costa e a seus familiares estavam em nome de empresas estrangeiras sediadas em paraísos fiscais, um recurso usado para dificultar que as autoridades encontrem e sequestrem os valores.

Daniel Marenco - 30.mai.2014/Folhapress
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em sua residência no Rio de Janeiro
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em sua residência no Rio de Janeiro

CPI DA PETROBRAS

Em depoimento à CPI da Petrobrás no Senado na terça-feira, Costa defendeu-se da acusação de que participou de esquema de lavagem de dinheiro e afirmou ter sido "massacrado" durante os 59 dias em que ficou preso.

Segundo ele, as acusações feitas pela Polícia Federal e divulgadas pela imprensa "irão [prejudica-lo] pelo resto da vida".


Endereço da página:

Links no texto: