Folha de S. Paulo


Polícia prende terceiro suspeito do caso Malhães

Policiais da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, em Belford Roxo, prenderam na manhã desta quarta-feira (11) o terceiro suspeito de participar do assalto à casa do coronel Paulo Malhães, que resultou na morte do militar, em 25 de abril.

Rodrigo Pires é irmão de Rogério Pires, caseiro do coronel e primeiro suspeito a ser detido. Anderson Pires, outro irmão do caseiro, já tinha sido preso no último dia 30, também sob acusação de participar do assalto. Os policiais ainda estão à procura de um quarto homem que teria participado do crime.

Os três irmãos, segundo a polícia, cometeram o crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Parte das armas levadas no crime já foram recuperadas pela polícia, que encontrou sete delas em uma casa, em uma favela de Santa Cruz, no mês passado.

Malhães foi encontrado morto com sinais de asfixia, num dos cômodos de seu sítio, em Nova Iguaçu, em 25 de abril. O laudo preliminar apontou que ele morreu de infarto. Na ação dos criminosos, a mulher do militar e o próprio caseiro foram amarrados em quartos distintos, após a invasão da casa.

O coronel reformado havia prestado, um mês antes, depoimento à Comissão da Verdade no qual reconhecia ter participado de torturas, mortes e ocultação de corpos de vítimas da ditadura militar (1964-1985). Membros de comissões da Verdade nacional e do Rio suspeitaram de "queima de arquivo".

O caseiro Rogério Pires foi o primeiro a ser preso pela polícia, após cair em contradição durante seu depoimento, segundo os delegados do caso. Ele está detido na Delegacia Anti Sequestro do Leblon, zona sul do Rio.

A defensora Raquel Ayres, que representa o caseiro, entrou com pedido de habeas corpus no último dia 19, alegando que a prisão do rapaz não está devidamente fundamentada.

A Justiça, no entanto, negou o habeas corpus nesta semana, por considerar que o acusado poderia ser um empecilho às investigações se ficasse livre.


Endereço da página:

Links no texto: