Folha de S. Paulo


Joaquim Barbosa é o 2º voto mais influente da eleição, diz Datafolha

Se quiser, o atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, poderá ter papel de grande peso nas eleições deste ano. Mesmo sem ser candidato.

O levantamento do Datafolha finalizado nesta quinta-feira (5) mostra que o magistrado seria a segunda personalidade mais influente da eleição, atrás apenas do ex-presidente Lula.

Estimulados pelo instituto, 26% dos eleitores afirmam que "com certeza" votariam num candidato indicado por Barbosa. Além disso, outros 26% dizem que "talvez" pudessem votar em alguém apoiado por ele.

Editoria de Arte/Folhapress

Ainda que pesquisas desse tipo não tenham sido feitas em outras eleições, não parece arriscado dizer que se trata de uma situação inédita no Brasil.

Desde a redemocratização do país, em 1985, é difícil lembrar de outra personalidade do Poder Judiciário que tenha alcançado qualquer projeção política comparável à de Barbosa, o relator do processo do mensalão.

O ex-presidente Lula, o principal cabo eleitoral pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, continua liderando o ranking de influência.

Hoje, 36% dizem que "com certeza" votariam em alguém apoiado pelo petista (taxa ligeiramente maior que o atual desempenho de Dilma em intenções de voto, 34%).

Outros 24% afirmam que "talvez" votassem em alguém indicado por Lula.

INTERESSE

Os principais adversários de Dilma já demonstraram interesse em atrair Barbosa, que há alguns dias anunciou a antecipação de sua saída do Supremo. O magistrado, porém, tem dado sinais de que se manterá distante da eleição. Talvez nem esteja no Brasil durante a campanha, afirmou.

Cotado durante vários meses para ser ele mesmo candidato a presidente ou a senador pelo Rio de Janeiro, Barbosa chegou a marcar 14% das intenções de voto no Datafolha. Mas essa hipótese está descartada. O prazo para filiação em algum partido, condição obrigatória para qualquer candidatura, já expirou.

A pesquisa de agora mostra que Barbosa é mais influente que a ex-senadora Marina Silva, a principal cabo eleitoral do pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, e vence também o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais apoiadores do tucano Aécio Neves.

Os que votariam "com certeza" em alguém indicado por Marina somam 18% (quase o triplo dos 7% alcançados por Campos).

E os que "com certeza" optariam por alguém sugerido por FHC são 12%. No caso do tucano, o destaque é a sua influência negativa: 57% dizem que não votariam em alguém apoiado por ele, o campeão por esse critério. (RM)

METODOLOGIA

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. O universo é composto pela população brasileira com 16 anos ou mais.

Neste levantamento realizado de 3 a 5 de junho, foram feitas 4.337 entrevistas em 207 municípios, com uma margem de erro máxima de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Isso significa que, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro.

Essa pesquisa foi encomendada pela Folha e feita pela Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00144/2014.


Endereço da página:

Links no texto: