Folha de S. Paulo


Em lançamento de 'Aezão', Aécio não cita o governador Pezão no Rio

Estrela do megaevento organizado pela dissidência do PMDB do Rio em apoio à sua pré-candidatura, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não se comprometeu em apoiar a reeleição do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). O peemedebista sequer foi citado em seu discurso.

O encontro foi considerado como lançamento oficial da chapa informal "Aezão" –de apoio ao tucano e Pezão. Ela já conta até com banners e logo, produzido.

Aécio elogiou o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e prometeu replicar a experiência das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em todo o país. Mas evitou apoiar formalmente Pezão.

"O partido discute com DEM e PPS uma aliança na proporcional. Já está fixada. Vamos definir de qual forma o PSDB vai participar formalmente da campanha [do Pezão]", disse Aécio.

Pezão e Cabral defendem publicamente a reeleição da presidente Dilma Rousseff e não foram ao evento.

"Na política não há gesto inútil. As coisas avançam no dia a dia. A aliança precisa ser formalizada. Foi correta a fala. Mas o reconhecimento às políticas públicas, sobretudo na área de segurança, nos animam que o PSDB venha a estar conosco oficialmente e aí ele estará livre a declarar apoio", disse o presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani.

O encontro reuniu representantes de 17 partidos, dos quais nove apoiam formalmente a dupla (PSDB, PMDB, PSD, SDD, PP, PSL, PTC, PMN, PEN). Teve como objetivo mostrar a capilaridade do apoio a Aécio de partidos da base aliada do governo federal no Rio. Foram ao encontro 60 dos 92 prefeitos do Estado.

Pezão e Cabral não compareceram. Eles declaram publicamente apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

A dissidência ganhou força após o PT confirmar a futura candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) ao governo do Rio. O PMDB cobrava reciprocidade no Estado pelo apoio nacional.

"É hora da alternância de poder, estabilizar a moeda, desregulamentar e desburocratizar", disse Picciani.

O encontro reuniu mais de mil pessoas numa churrascaria na Barra, cuja capacidade é de 850 pessoas.

Na entrada havia banners com as fotos de Aécio e Pezão. Até um logo foi criado: "Ae+zão".

Durante o discurso, Aécio pediu: "Me deem a vitória no Rio de Janeiro, que eu darei a vocês a Presidência da República com dignidade, com trabalho e com responsabilidade".

Orlando Brito/PSDB
Senador Aécio Neves (MG), participou, nesta quinta-feira (05/06), de ato de apoio à sua pré-candidatura no Rio
Senador Aécio Neves (MG), participou, nesta quinta-feira (05/06), de ato de apoio à sua pré-candidatura no Rio

Endereço da página:

Links no texto: