Folha de S. Paulo


Pela primeira vez, voo comercial liga Amazônia à Europa

Uma aeronave A330 vai aterrissar às 14h45 desta terça-feira (3) em Manaus e entrará para a história: pela primeira vez, a Amazônia será ligada diretamente à Europa por meio de um voo comercial.

O avião da TAP, de Portugal, saiu de Lisboa às 5h30 (de Brasília). Uma hora depois, seguirá da capital do Amazonas até Belém (PA) e então retorna para a Europa. Manaus e Belém -ou qualquer outra capital do Norte- jamais tiveram um voo direto para a Europa.

A nova rota circular (Lisboa - Manaus - Belém) vai operar às terças, sextas e domingos e atende a uma antiga reivindicação do governo do Amazonas, que realizou em 2011 um estudo de viabilidade.

Até esta segunda-feira (2), viajar do Norte do país até o velho continente exigia longas escalas em outras capitais brasileiras. Segundo a TAP, o trecho já tem 24 mil reservas antes mesmo do início das viagens.

O turismo ecológico é uma das grandes apostas da companhia portuguesa para atrair passageiros europeus até a Amazônia. Além disso, a rota é inaugurada 11 dias antes do primeiro jogo da Copa do Mundo em Manaus. No dia 14, Itália e Inglaterra enfrentam-se na Arena Amazônia.

Única sede do Norte no Mundial, Manaus receberá cinco seleções europeias –além de Itália e Inglaterra, também jogarão no Amazonas Portugal, Croácia e Suíça. Na primeira fase, apenas Salvador receberá mais europeus: sete seleções. O Rio também receberá cinco.


Endereço da página: