Folha de S. Paulo


Aeroportos terão estruturas provisórias durante Copa, diz Infraero

Aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo funcionarão com estruturas provisórias já que muitas obras não serão concluídas a tempo para o Mundial.

Para minimizar os transtornos aos passageiros, operários não devem circular e trabalhar nos terminais nos horários de maior movimento no período da Copa.

Confira o que disse a Infraero sobre a situação de cada aeroporto.

RECIFE

A obra dos elevadores não deve ficar pronta até a Copa, mas a Infraero informou que ela não vai atrapalhar a circulação de passageiros e que vai retirar a caçamba de entulho da entrada de passageiros.

A Infraero também se comprometeu a substituir os avisos de segurança das escadas rolantes, hoje escritos apenas em português, e informou que haverá fiscalização da atividade de táxis clandestinos no terminal.

"Ressaltamos que a fiscalização dos serviços de transporte (vans, táxi e ônibus) é feita pelas autoridades públicas de trânsito locais. A Infraero tem diálogos constantes com esses órgãos para reforçar a fiscalização", informou em nota.

O governo do Estado disse que vai concluir a passarela que liga o aeroporto ao metrô até esta sexta-feira (6).

*

SALVADOR

Das três grandes obras do aeroporto de Salvador, apenas uma, a ampliação do pátio de aeronaves, foi concluída. A Infraero não informou o prazo de conclusão da reforma e adequação do terminal de passageiros e da construção da torre de controle.

A Infraero negou que a área de desembarque esteja com tapumes. "O que há no local são as divisórias utilizadas em caso de desembarque internacional, uma vez que é preciso separar os passageiros de voos internacionais dos passageiros de voos domésticos", informou em comunicado.

Em relação à internet sem fio, a Infraero afirmou que oferece o serviço apenas na sala de embarque e que no restante do aeroporto "há outras empresas que oferecem a conexão wi-fi paga".

Já sobre a abordagem de passageiros por taxistas clandestinos, a Infraero disse que a fiscalização é responsabilidade das autoridades de trânsito locais.

*

CURITIBA

A Infraero informou que as obras de reforma e ampliação do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, só ficarão prontas em dois anos. "O planejamento da Infraero sempre foi o de finalizá-las até março de 2016", disse a estatal em nota.

Para a Copa, a Infraero diz já ter entregue a ampliação do conector com duas novas pontes de embarque, reforma e modernização do terminal existente, ampliação do pátio de aeronaves e restauração das pistas de pouso e decolagem e de taxiamento.

Mas, durante o Mundial, também haverá estruturas improvisadas com um finger na plataforma de embarque número seis. "A estrutura de armação metálica é provisória. A Infraero adotou essa solução para permitir o funcionamento da ponte de embarque nº 6 durante o período da Copa".

*

FORTALEZA

O terminal remoto do aeroporto de Fortaleza vai funcionar de maneira provisória. A Infraero não informou se a estrutura será feita de lona, como anunciado inicialmente.

A estatal limitou-se a dizer que é "similar" à utilizada nos aeroportos de Londres, durante os Jogos Olímpicos de 2012, e Lisboa, durante a Eurocopa de 2004.

*

MANAUS

Novas áreas dos saguões de embarque e desembarque e do estacionamento foram entregues parcialmente.

"As obras restantes serão interrompidas durante a Copa e seus planejamentos serão reavaliados após o Mundial. Esse fato não afetará as operações programadas durante a Copa", informou a Infreaero em nota.

A estatal informou que o aeroporto de Manaus tem condições de atender a demanda projetada, que é de 4 milhões de passageiros por ano.

*

PORTO ALEGRE

A Infraero admitiu atraso na obra de ampliação do terminal 1 e informou que avalia rescindir o contrato com a empresa contratada para executar as obras.

"A Infraero avalia a hipótese de instaurar processo administrativo para rescindir o contrato", informou em nota.

Para a Copa, a Infraero informou ter concluído a reforma e ampliação do piso térreo de desembarque, com duas novas esteiras de restituição de bagagens. A estatal disse que o aeroporto Salgado Filho tem condições de atender a demanda prevista para este ano.

*

BELO HORIZONTE

A Infraero admitiu que há obras inacabadas, mas afirmou ter entregue uma série de intervenções para atender a demanda durante a Copa.

"As demais obras serão interrompidas durante a Copa e seus planejamentos serão reavaliados após o Mundial. Esse fato não afetará as operações programadas durante a Copa", disse a nota.

As obras incompletas serão isoladas por tapumes.


Endereço da página:

Links no texto: