Folha de S. Paulo


Obras da Copa do Mundo só ficarão prontas após a competição

A dez dias do início da Copa do Mundo, Estados e prefeituras correm para entregar as obras prometidas para o Mundial, do jeito que der.

Enquanto as seleções começam a chegar ao Brasil, ainda há 34 ações ou obras incompletas, ou 20% do que o governo federal havia se comprometido a fazer para a realização do Mundial.

A Folha atualizou, na sexta (30), levantamento publicado em 13 de maio, a 30 dias da Copa. A reportagem se baseou na "matriz de responsabilidades", documento no qual o Brasil relaciona o que fará para a Copa.
Em 13 de maio, 41% das obras ou ações estavam prontas; agora, são 50%.

Segundo o Ministério do Esporte, o que não ficar pronto até 12 de junho, data do início da Copa, não comprometerá o evento e ficará como benefício para a população.

CORRERIA

Nas cidades-sede, dezenas de obras têm programação de entrega antes do Mundial, mesmo que incompletas.

Em Natal, por exemplo, operários se apressam para concluir o prolongamento da via Prudente de Morais, que melhorará o trânsito perto da Arena das Dunas -estádio dos jogos- na Copa.

Segundo a prefeitura, a inauguração será daqui a uma semana, mas um dos viadutos que compõem a obra ficará para o dia 15 -dois dias após a primeira partida ali, entre México e Camarões.

A obra havia sido planejada inicialmente para melhorar o acesso entre o aeroporto de Parnamirim e o estádio.

Mas no meio do caminho os planos mudaram: um novo aeroporto foi erguido e aberto no sábado, para ser usado na Copa. O antigo, de Parnamirim, servirá à aviação executiva no torneio.

Em Cuiabá, também ficará para a semana que vem a finalização dos acessos à Arena Pantanal, o estádio local.

A pressa para acabar as obras acontece ainda no corredor da Via Mangue, em Recife; o primeiro trecho da via abrirá domingo (8). A intervenção deverá aliviar o trânsito na zona sul de Recife.

AEROPORTOS

Um dos aeroportos cujas obras estavam mais atrasadas, o de Confins, foi "entregue" no sábado para a Copa, segundo a Infraero, estatal que o administra. O terminal de passageiros foi reformado e ampliado e houve construção de novo acesso viário, entre outras ações.

Mas, diz a Infraero, "é possível" que operários continuem no local para fazer serviços que serão concluídos depois do torneio e que não afetarão o conforto dos passageiros durante a Copa.

A BH Airport, concessionária privada que assumirá o aeroporto em agosto, antecipou-se ao início da gestão e fará melhorias em banheiros e sinalização e iluminação até o início da Copa do Mundo.

A Infraero afirma que todos os aeroportos sob sua administração nas cidades-sede darão conta da demanda.

No Estado de São Paulo, o novo terminal do aeroporto de Viracopos será a única obra pendente para a Copa.

Um píer será entregue na sexta; a seleção da Costa do Marfim desembarcará no local. Será o único a funcionar, dos três previstos.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou multa ao aeroporto pelo fato de o terminal não ter ficado todo pronto a tempo.

Não haverá voos comerciais em Viracopos na Copa. A abertura para os passageiros será depois do Mundial. A principal companhia a operar no aeroporto, a Azul, vai se mudar em outubro.

*

BRT Transcarioca (corredor de ônibus), Rio
Das sete linhas previstas, duas irão funcionar na Copa. Corredor ligará Galeão à Barra. Abertura foi neste domingo (1º)

*

Estações de BRT (corredor de ônibus rápido), Belo Horizonte
Conclusão das estações na avenida Pedro 1º tem previsão de entrega até o fim da semana

*

Aeroporto de Confins, Confins (cidade-sede: Belo Horizonte)
Modernização do terminal de passageiros foi "entregue" no sábado, com atraso de seis meses. Operários devem continuar a trabalhar no local

*

Acesso à Arena Pantanal, Cuiabá
Prefeitura diz que a obra será entregue até o fim da semana. O fato de ainda não estar concluída traz problemas para o trânsito

*

Corredor da Via Mangue, Recife
Ajudará a desafogar trânsito na zona sul. Obra começou em 2011 e sofreu atrasos. Entrega será em fases; a primeira delas será no domingo (8)

*

VLT Parangaba Mucuripe, Fortaleza
Prefeitura rompeu na semana passada contrato com consórcio em razão de atrasos nas obras. Ficará para depois da Copa

*

Acesso à avenida Prudente de Morais, Natal
Obra foi projetada para ligar Arena das Dunas ao aeroporto de Parnamirim. Depois, decidiu-se desativar o aeroporto e agora a obra ajudará a aliviar trânsito no centro. Entrega será na segunda (9), mas um viaduto só ficará pronto dia 15, depois que a Copa tiver começado

*

Rede de fibra para transmissão dos jogos, Natal e Cuiabá
Segundo a Telebrás, problemas persistem, como a quebra de fibras instaladas por causa de obras urbanas

*

Arena da Baixada, Curitiba
Considerado o estádio em pior situação pela Fifa, já foi entregue à entidade. Entorno ainda tem obras em andamento

*

Novo terminal do aeroporto de Viracopos, Campinas
Terminal atenderá às seleções mesmo não tendo sido entregue totalmente. Voos comerciais, só depois da Copa

Colaboraram JULIA BORBA, de Brasília, e MARCO ANTONIO MARTINS, do Rio


Endereço da página:

Links no texto: