Folha de S. Paulo


Dilma se recupera e Aécio e Campos crescem, aponta Ibope

As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) oscilaram dentro da margem de erro para as eleições de outubro deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22). A presidente passou de 37%, em abril, para 40% este mês.

Os pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) subiram de 14% para 20%, e de 6% para 11%, respectivamente. O Pastor Everaldo (PSC) variou positivamente na margem de erro e está com 3% das intenções de voto.

Na simulação divulgada hoje, Dilma venceria no primeiro turno, já que a somatória de todos os outros candidatos atinge 37%, contra 40% da presidente.

Os demais pré-candidatos Eduardo Jorge (PV) e José Maria (PSTU), ambos tiveram 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) não pontuaram. Entre os eleitores ouvidos, 14% votarão branco ou nulo, enquanto 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 19 deste mês, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. Ao todo, foram ouvidas 2.002 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.

Editoria de Arte/Folhapress

SEGUNDO TURNO

O Ibope fez simulações para a disputa de um eventual segundo turno. No primeiro cenário, Dilma contra Aécio Neves, a petista venceria por 43%, contra 23% do tucano.

Contra Eduardo Campos, a presidente também venceria com uma vantagem de 20 pontos percentuais, 42%, contra 22% do candidato do PSB.

REJEIÇÃO

O público também apontou em quais candidatos não votaria de jeito nenhum. Dilma apareceu com 33% de rejeição, seguida por Aécio, com 20%. Eduardo Campos não seria votado por 13% dos pesquisados, índice menor do que candidatos com menor visibilidade, como Eymael (PSDC) 14% e o Pastor Everaldo (PSC) com 16% de rejeição.

APROVAÇÃO DO GOVERNO

A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff se manteve estável, se comparada com o último levantamento do instituto.

Entre os pesquisados, 7% acham o governo Dilma 'ótimo', 28% 'bom', 30% considera o governo 'regular', 13% 'ruim' e 20% avaliam como 'péssimo'.

Quando perguntados se aprovam ou desaprovam a forma como Dilma administra o país, 47% dos entrevistados 'aprovam' e 48% 'desaprovam'.

Também foi questionado o nível de confiança da presidenta, 43% dos pesquisados confiam em Dilma e 51% não confiam.

DATAFOLHA

No começo de maio, pesquisa Datafolha mostrou que a chance de a presidente Dilma vencer no primeiro turno havia diminuído devido ao crescimento das intenções de voto de Aécio Neves (PSDB-MG).

Segundo o Datafolha, no cenário mais provável a petista teria 37% das intenções de voto e os outros candidatos estariam com 38%, somados. É uma situação de empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar de ter variado na margem de erro, a curva de Dilma não é estável. Ela tem recuado gradualmente nos levantamentos do Datafolha –enquanto seus dois principais rivais estão em ascensão.

No cenário mais provável para a disputa de outubro, liderado por Dilma com 37%, o segundo colocado é Aécio, com 20%. Ele tinha 16% no início de abril. O tucano ganhou quatro pontos e apresentou a maior variação entre todos os candidatos.

O terceiro colocado é Eduardo Campos (PSB), que registrou 11% agora e também apresenta curva ascendente, sempre dentro da margem de erro –tinha 10% em abril e 9% em fevereiro. O pessebista é conhecido muito bem ou um pouco por 25% dos eleitores. Essa taxa é de 86% para Dilma e de 42% para Aécio.


Endereço da página:

Links no texto: