Folha de S. Paulo


Sem-teto invadem sede de construtora dona de área ocupada na zona leste

Integrantes do movimento sem-teto que fazem um protesto contra a possível reintegração de posse numa área invadida perto do estádio do Corinthians, o Itaquerão, ocuparam nesta terça-feira (20) o saguão principal da construtora Viver, na região da Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo.

O espaço da empresa dona da área ocupada na zona leste foi tomado pelos manifestantes por volta das 13h. Cerca de 1.200 manifestantes, segundo o movimento, participam do ato no edifício Continental Office Tower Faria Lima –a Polícia Militar estima em 500 o número de manifestantes.

Ao tomar o lobby do prédio, Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-teto), fez um discurso dizendo que só deixariam o local se a área conhecida como Copa do Povo, na região do Parque do Carmo, fosse destinada à moradias populares. "Se não houver acordo com a dona da área, nós vamos resistir a reintegração de posse", disse Boulos.

A manifestação contra a construtora dona da área próxima ao Itaquerão começou por volta das 12h na estação Vila Olímpia da CPTM. Eles marcharam pela marginal Pinheiros e seguiram respectivamente pela avenida Juscelino Kubitsheck, ruas Funchal e Gomes de Carvalho até chegar a rua Olimpíadas, onde está a sede da construtora.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

ATOS POR MORADIA

Os sem-teto vêm fazendo uma série de protestos nas últimas semanas. Na semana retrasada o líder do MTST, Guilherme Boulos, foi recebido pela presidente Dilma Roussef (PT).

Na próxima sexta-feira (23), haverá uma audiência de conciliação entre os sem-teto e representantes da Viver. A Justiça já determinou a reintegração de posse, mas o juiz que cuida do caso só emitirá o mandado de reintegração caso não haja acordo entre as partes para uma saída pacífica.

O MTST pede que o terreno seja transformado em área de interesse social (para construção de moradias populares). Para isso, o MTST exige que seja incluída uma alteração no Plano Diretor para que a área seja considerada uma ZEI (Zona Especial de Interesse Social).


Endereço da página:

Links no texto: