Folha de S. Paulo


Atraso nas obras da Copa é "frustrante", diz ministro

O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) afirmou nesta terça-feira (13) que o atraso nas obras da Copa é "frustrante", mas que o essencial para o evento será entregue.

Levantamento da Folha divulgado hoje mostrou que, a 30 dias da Copa, apenas 41% das 167 obras e intervenções previstas estão prontas. O pior índice de conclusão é nas obras de mobilidade: somente 10% foram concluídas até agora.

"É uma frustração, claro. A gente lamenta isso. Mas as obras vão ficar prontas", declarou Carvalho. "Elas não são inúteis e não ficarão paralisadas. Serão concluídas, a serviço do povo."

O ministro ainda afirmou que as obras essenciais à Copa, como aeroportos e vias de acesso aos estádios, serão entregues.

'GOVERNO FOI INCOMPETENTE'

Carvalho está em Curitiba, onde participa do seminário "Diálogos da Copa do Mundo", organizado pela Presidência e por centrais sindicais para debater o legado da Copa com movimentos sociais.

O evento acabou funcionando também como um "mea culpa" do governo: "O governo federal foi incompetente [no diálogo com a sociedade sobre a Copa]. Eu não deveria estar aqui hoje. Deveria estar dois, três anos atrás", afirmou o ministro à plateia, que o aplaudiu.

Sobre as manifestações, Carvalho declarou que o objetivo do evento, ou do governo, não é inibi-las, apenas pedir que elas sejam feitas sem violência.

Para o ministro, o clima anti-Copa deverá arrefecer após o início do evento.

"Esse clima de mobilização contrária, eu duvido que passe de 12 de junho. Porque muita coisa que estão dizendo que não vai ficar pronta, vai estar pronta. Além disso, [haverá] nosso entusiasmo tradicional [com os jogos]", declarou.


Endereço da página:

Links no texto: