Folha de S. Paulo


Reeleição de Dilma será "desgraça" da oposição, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (12), em evento oficial do governo federal no interior da Bahia, que a reeleição da presidente Dilma Rousseff será a "desgraça" da oposição.

"Nunca vi baterem tanto na presidenta Dilma como estão batendo agora. Eles batem na Dilma porque acham que não é possível este país eleger esta mulher. E ainda mais reeleger esta mulher para a desgraça deles. É uma coisa absurda", afirmou.

Lula participou, como convidado e orador, da inauguração do campus da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), uma instituição federal, em São Francisco do Conde (60 km de Salvador).

Embora fosse um evento de governo, com presença dos ministros da Educação (Henrique Paim) e da Igualdade Racial (Luiza Bairros), havia militantes com bandeiras do PT e funcionários públicos com camisas vermelhas distribuídas pela prefeitura, de gestão do PT.

O ex-presidente deu o tom de campanha ao afirmar que Dilma irá permanecer à frente da Presidência da República.

"A Dilma, além de ser uma mulher inteligente e competente, ela é uma de nós. Ela está lá porque nós quisemos e vai ficar lá porque nós queremos", afirmou o petista para cerca de mil pessoas.

Lula disse que Dilma sofre preconceito por ser mulher –citação recorrente em seus discursos– e é alvo de ataques de "gente que está incomodada".

Também procurou afastar a onda do "volta Lula" ao dizer que já "fez o que tinha que fazer" pelo país.

Ao lado do governador Jaques Wagner (PT), Lula elogiou o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli (PT), hoje secretário do Planejamento da Bahia e alvo de críticas por suposta má gestão à frente da estatal.

"Os adversários tentam jogar em cima dele [Gabrielli] acusações não só inverídicas, mas descabidas. E eu queria te dar os parabéns pela coragem de enfrentar este debate", afirmou.

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula participa da inauguração de novo campus da Unilab, na Bahia
Lula participa da inauguração de novo campus da Unilab, na Bahia

CAMPANHA

Embora tenha sido "inaugurada" nesta segunda-feira, a Unilab, criada em 2010, na gestão Lula, está em funcionamento em São Francisco do Conde desde fevereiro de 2013.

No mesmo evento, Lula recebeu título de cidadão de São Francisco do Conde.

Militantes circulavam com bandeiras do PT pelo local. Funcionários públicos da prefeitura, comandada por Rilza Valentim (PT), usavam camisas vermelhas com uma mensagem de agradecimento ao ex-presidente.

Nas eleições de 2002, Lula alcançou cerca de 94% dos votos em São Francisco do Conde –a maior votação proporcional em um município brasileiro.

Pelo menos dez pessoas consultadas pela Folha -todas funcionários municipais- disseram que as camisas tinham sido distribuídas pela prefeitura, que decretou meio expediente para facilitar a presença ao evento.

Uma banda de sopro e uma de percussão animavam o público e puxavam o coro de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula".

Também em tom eleitoral, Dilma aproveitou evento de autorização de obras em Minas Gerais para criticar adversários, sobretudo o opositor Aécio Neves (PSDB-MG). A presidente fez uma espécie de desabafo ao afirmar que o governo federal não deve ser o único alvo de cobranças por atrasos em obras prometidas no Estado, que foi governado pelo senador tucano e seus aliados nos últimos 11 anos.


Endereço da página:

Links no texto: