Folha de S. Paulo


Padilha vai propor bônus permanente para quem economizar água em SP

Pré-candidato do PT ao governo de São Paulo Alexandre Padilha vai propor que o bônus para consumidores que reduzirem em 20% o uso de água seja permanente, e não apenas em períodos de crise hídrica no Estado.

No início de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou o desconto na conta de água como uma medida de emergência para estimular a economia em razão do nível crítico do sistema Cantareira, que hoje opera com menos de 10% de sua capacidade. Em abril, 31 municípios da região metropolitana eram beneficiados com o bônus de 30% na conta.

Segundo Chico Brito, prefeito de Embu e coordenador do grupo de trabalho de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente da pré-campanha petista, a medida será possível com "a revisão do modelo de partilha dos lucros da Sabesp", empresa de economia mista e capital aberto, em que o principal acionista é o governo do Estado, mas também tem ações na Bolsa de Valores. O lucro da Sabesp no ano passado foi de R$ 1,9 bilhão.

"Aumentaremos o investimento do governo estadual na Sabesp. A função da Sabesp não é dar lucro. O interesse dos acionistas não pode estar acima dos benefícios para a população", disse Brito à Folha.

Nesse cenário, o lucro dos investidores diminuiria, desvalorizando as ações da Sabesp. Brito afirmou ainda que a companhia deve "seguir diretrizes do governo estadual". "Defendemos a Sabesp como patrimônio de São Paulo, que segue as diretrizes do Estado por ser uma empresa que presta serviço público".

A medida do bônus permanente será apresentada no sábado (10), quando Padilha divulgará oficialmente os vinte grupos de trabalho que colaborarão com seu programa de governo. Durante o evento na capital paulista, uma plataforma digital será lançada para que eleitores possam sugerir e comentar as propostas em cada área.

Outra ideia que será apresentada pelo ex-ministro é a rediscussão da concessão de terreno da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), na região do Alto Juquiá, prevista para terminar em 2016. A empresa explora um reservatório de água que, segundo Brito, pode beneficiar mais de 1,5 milhão de habitantes. "Nossa objetivo é propor o uso misto para geração de energia e consumo de água na região", disse.

Revisão de contratos de empresas que prestam serviços para a Sabesp, investimento na troca dos encanamentos de distribuição de água e construção de estações locais de tratamento de esgoto em bairros de fundo de vale também estarão entre as proposições do petista.

ESTRATÉGIA

Durante reunião da cúpula da pré-campanha de Padilha com presença de deputados petistas, no fim do mês passado, a avaliação foi que as críticas do pré-candidato à crise de água no Estado surtiram efeito diante dos eleitores e devem focar na falta de gestão do PSDB. No entanto, foi dito que o ex-ministro precisava incorporar ideias próprias a seu discurso, o que será feito a partir de agora.

Serão apresentadas ainda no sábado as atividades do grupo de trabalho de segurança, coordenado pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos; de educação, da ex-coordenadora de ensino fundamental do MEC Lucia Couto; de cultura, comandado pelo ator Sérgio Mamberti; de ciência, tecnologia e inovação, do pesquisador Rogério Cézar de Cerqueira Leite; de direitos humanos, do ex-ministro do governo Lula Paulo Vannuchi, entre outros.


Endereço da página:

Links no texto: