Folha de S. Paulo


Blogueiro foi preso após lançar garrafa de água na direção de tucano; assista

Imagens do circuito interno do Senado mostram a cronologia completa da confusão que envolveu o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o blogueiro Rodrigo Grassi, mais conhecido como Rodrigo Pilha, na noite de ontem.

Após a confusão nos corredores da Casa, houve nova discussão no estacionamento. Já do lado de fora, Aloysio corre em direção a Pilha, que arremessa uma garrafa plástica em direção ao senador.

Antes disso, dentro do Senado, o blogueiro, que é militante petista, foi chamado de "vagabundo" pelo tucano. Aloysio também mandou Pilha para a "puta que te pariu", após ouvir uma pergunta sobre seu suposto envolvimento com o caso de formação de cartel e pagamento de propina no Metrô de São Paulo. O senador diz ter se sentido ofendido pelo militante.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Segundo imagens coletadas pela Polícia Legislativa, que prendeu Grassi e o investiga por desacato e contravenção, o blogueiro esperou por mais de uma hora para abordar o senador. A conversa entre os dois é muito rápida.

No corredor do Senado, às 19h52 é possível ver Aloysio já falando com Grassi. As imagens mostram o senador inicialmente calmo. Pouco depois, ele se irrita e sai correndo em direção ao blogueiro, que foge dando passos para trás.

Grassi gravou a conversa em seu celular. No vídeo dele, é possível ouvir a conversa. Ele se aproxima pedindo para Aloysio falar sobre a importância das CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito). Ainda calmo, o senador disse que as CPIs são importantes para "investigar problemas no âmbito no governo".

Grassi rebate a afirmação e pergunta por que, então, em São Paulo, o PSDB barra investigações sobre as denúncias de formação de cartel e pagamento de propina na expansão do metrô. "Existem investigações em São Paulo que são muito profundas em relação a essa história do Metrô", disse o senador, afirmando que o caso é apurado pela Procuradoria do Estado, a Corregedoria, o Ministério Público e a Justiça.

"Independente disso, e o suposto envolvimento do senhor?", continuou Grassi. "Vá para a puta que te pariu", respondeu Aloysio, indo para cima do blogueiro.

GARRAFA

O circuito interno do Senado mostra o que houve depois disso. Às 19h55 Aloysio aparece saindo da Casa, em direção ao estacionamento, onde entra em seu carro. Pouco depois, Pilha aparece. Ele fala com Aloysio, que desce do carro. As imagens do Senado não têm áudio, portanto não é possível saber o conteúdo dos diálogos.

Aloysio volta a correr em direção a Pilha, que joga uma garrafa plástica de água na direção do senador e sua equipe. Neste momento, a Polícia Legislativa chega para contê-lo. A Folha entrou em contato com o blogueiro, mas ainda não obteve resposta.

Aloysio admite ter se exaltado. "Eu não tenho sangue de barata. O vídeo que está na internet foi editado. Ele me insultou. Me acusar de ligação com falcatrua é tão grave quanto se tivesse me chamado de filho da puta", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: