Folha de S. Paulo


Temos projetos distintos, diz Campos sobre Aécio

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) disse neste domingo (4) que o projeto dele e de Aécio Neves (PSDB) para o país são "distintos". A declaração ocorre dois dias depois do tucano afirmar que não vê o ex-governador como adversário e que poderiam estar juntos em 2015.

"Temos diferenças, tanto que somos de partidos diferentes. A última vez que tivemos juntos no palanque nacionalmente foi na eleição do Colégio Eleitoral, depois de perdermos a campanha das Diretas-Já!", disse Campos, no Rio, onde participou de encontro da Juventude do PPL.

Campos disse, contudo, que os dois candidatos de oposição buscam também pontos convergentes. Mas destacou que o caminhos propostos para o país "não são a mesma coisa".

"Temos projetos que são distintos. Tem base política e social distintas, história muito clara e que vai ter programa oferecido à sociedade. Isso não impede que tenhamos a capacidade de ver o que nos une no ponto de vista do interesse do país. Mas estamos oferecendo caminhos que não são a mesma coisa", disse o pessebista.

O ex-governador de Pernambuco citou como exemplo a flexibilização das regras trabalhistas, à qual declarou estar contrário. "Eu assumi o compromisso de que não vamos fazer mudança no país tirando direito dos trabalhadores. Vimos hoje o ministro da Fazenda [Guido Mantega] falando isso e o candidato Aécio em algum momento falou dessa questão."

Ele citou ainda o debate sobre redução da maioridade penal, ao qual é contrário, e a independência do Banco Central, sobre o qual defende que seja determinado por lei. "O que nos une é o compromisso com o valor democrático, o respeito aos direitos humanos", disse.

Campos acusou o governo federal de fazer "terrorismo eleitoral" ao sugerir, segundo ele, que o Bolsa Família está em risco caso a oposição vença a eleição. "Essa foi uma tática usada pela direita que agora é usada pelo governo dito progressista", afirmou.


Endereço da página: