Folha de S. Paulo


Força Sindical leva presidenciáveis a festa do 1º de Maio em SP; veja shows

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 01-05-2014, 10h20: 1o DE MAIO DA FORCA SINDICAL. Festa da Forca Sindical da praca Campos de Bagatelle. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FSP***
Milhares de pessoas participam da festa da Força na praça Campo de Bagatelle, na zona norte de SP

A Força Sindical promove nesta quinta-feira (1º) festa na zona norte de São Paulo para comemorar o Dia do Trabalho. A expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas participem da festividade, que começou no final da manhã e deve terminar por volta das 16h.

Com shows de artistas famosos, sorteios e presença de políticos, as principais centrais sindicais do país querem aproveitar os festejos do 1º de Maio para vincular os pré-candidatos à Presidência às propostas de interesse dos trabalhadores que tramitam no Congresso Nacional.

A data foi criada em 1889, em Paris, em homenagem à manifestação feita em 1886 pelos trabalhadores americanos de Chicago, que brigavam por melhores condições nas fábricas. O ato resultou em mortes, prisões e violência.

Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) devem comparecer à principal festa da Força. Outras lideranças políticas também foram convidadas como a presidente Dilma (PT), o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT) e os ministros Manoel Dias (Trabalho) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) também devem participar da comemoração que acontece na praça Campo de Bagatelle, em Santana, segundo os organizadores.

A Força é ligada ao PDT, que integra a base do governo, mas o presidente da central, deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), tem adotado uma postura de oposição à Dilma e já sinalizou apoio à possível candidatura de Eduardo Campos (PSB) na disputa eleitoral pela Presidência no ano que vem.

Para este ano, o tema escolhido foi 'Avançar na democracia com desenvolvimento social'. De acordo com o presidente da entidade, Miguel Torres, a central sindical luta por um país com mais direitos e pelo respeito aos direitos. "É por isto que insistimos na Pauta Trabalhista, que só trará benefícios para a sociedade", diz Torres.

As principais bandeiras trabalhistas são a política de valorização do salário mínimo, a redução da jornada sem impacto no salário e o fim do fator previdenciário, fórmula que reduz os valores das aposentadorias.
Os sindicalistas sabem que, via de regra, os políticos são mais sensíveis a reivindicações em ano de eleição.

O aumento da insegurança em relação à economia, porém, é um empecilho -expectativa crescente de inflação e anos seguidos de baixo crescimento podem inibir promessas mais ousadas.

No evento deste ano, haverá sorteio de 19 carros Hyundai HB20 e shows de artistas como Latino, Sam Alves, Cristiano Araújo, Paula Fernandes, Sorriso Marto, Fernando e Sorocaba; João Neto & Frederico, Pixote, Patati e Patatá, Lucas e Lucco e Rionegro & Solimões.

Editoria de Arte/Folhapress

CUT

A CUT (Central Única dos Trabalhadores), a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) realizam comemoração conjunta neste 1º de Maio. O evento será será realizado no Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista. Também haverá outro evento da CUT no Parque das Árvores, Cidade Dutra, na zona sul de São Paulo. No dia 29 de abril, a CUT completou 30 anos.

Para este ano, o tema escolhido foi "Comunicação: O Desafio do Século". De acordo com o presidente da CUT São Paulo, Adi dos Santos Lima, a escolha do tema comunicação veio da necessidade de se aprofundar o debate sobre o assunto.

"Precisamos intensificar a luta pela comunicação como um direito humano, como está na nossa Constituição Federal, e pela necessidade urgente da democratização da mídia para garantir a pluralidade de ideias e a consolidação da democracia no Brasil", disse Lima.

No evento do Vale do Anhangabaú, haverá apresentação teatral e shows com artistas como Belo, Paula Fernandes, Leci Brandão, Pixote, Michel Teló e Péricles, entre outros.

Já no Parque das Árvores, haverá shows de Paula Lima, Ponto de Equilíbrio, Rapper GOG, K-Marot, Helve Jr., Balzaka Rock, Fábio & Luiz Felipe, Mitto & Pelezinho, Nildo Furacão de Alagoas.


Endereço da página:

Links no texto: