Folha de S. Paulo


Governo do DF vai investigar vídeo de Dirceu dentro da Papuda

O governo do Distrito Federal abriu investigação para apurar "em que circunstância" foi gravado o vídeo que mostra o ex-ministro José Dirceu dentro do presídio da Papuda, em Brasília.

A Folha obteve com exclusividade um vídeo com as primeiras imagens de Dirceu desde que ele foi preso por sua condenação no mensalão a 7 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto.

No vídeo, Dirceu repete a um grupo de deputados a queixa de sua defesa, de que está cumprindo um regime fechado quando tem o direito ao semiaberto que permite, por exemplo, que ele trabalhe fora.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não analisou o seu pedido para trabalhar em um escritório de advocacia.

Nas imagens, o ex-ministro também dá detalhes do dia a dia na prisão, como horários do banho de sol, cursos a distância e o trabalho na biblioteca.

As imagens foram gravadas durante visita de deputados e assessores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A ida dos parlamentares e assessores foi organizada após requerimento do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), que atendeu a pedido dos filhos de Dirceu, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e Joana Saragoça.

Eles fizeram um apelo para que a comissão verifique se há regalias ou se o regime a que Dirceu foi condenado no processo do mensalão está sendo descumprido.


Endereço da página:

Links no texto: