Folha de S. Paulo


PT ingressa com representação contra a Sabesp por crise na água

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo ingressou com representação nesta quinta-feira (24) no Ministério Público Estadual para apurar se a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem responsabilidade na atual crise hídrica do Sistema Cantareira.

No documento, os deputados petistas fazem críticas aos governos de Geraldo Alckmin (PSDB) e de José Serra (PSDB) na área do abastecimento público e solicitam a instauração de um inquérito civil sobre a conduta de pessoas que atuaram nos cargos de diretor e de presidente da empresa estatal de 2007 a 2014.

O PT alega, com base em dados do Sistema Nacional de Informações, que em 2011 o índice de perdas na distribuição da água na Região Metropolitana de São Paulo atingiu 35,62%. Segundo o partido, dos dez municípios com maior índice de perdas, oito são operados pela empresa estatal.

"Nós temos, então, que a Sabesp, mesmo com recursos suficientes, deixa de cumprir sua finalidade precípua nos municípios paulistas nos quais, por determinação legal, tem de atuar", diz.

Na representação, o PT afirma ainda que a atual crise hídrica é "resultado do descaso da gestão do PSDB com a implementação da política de saneamento" e alega que a decisão do governador de não determinar um racionamento de água em São Paulo "não se baseia em critérios técnicos, mas em contabilidade eleitoral".

Procurado pela Folha, o líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, Cauê Macris, afirmou que a representação é um "factoide político em ano eleitoral". Segundo ele, o governo de São Paulo vem agindo com responsabilidade para garantir o abastecimento de água para a população em razão dos fatores climáticos.

"O PT age com profundo desconhecimento sobre a questão da água, o que foi visto nas declarações feitas pelo pré-candidato do partido, Alexandre Padilha, em propaganda da sigla", disse.


Endereço da página:

Links no texto: