Folha de S. Paulo


Após exames, médico diz que ainda não há definição sobre caso Genoino

O ex-deputado José Genoino (PT-SP) passou na tarde deste sábado (12) por uma série de exames para definir se ele continuará cumprindo a pena pela condenação no mensalão em casa ou se terá de voltar para a prisão. Depois dos exames, o médico Alexandre Visconti Brick, que fez parte da junta médica que avaliou o petista, disse que ainda não há uma definição da junta sobre o quadro de saúde do ex-deputado.

Os cinco médicos que participaram da consulta devem voltar a se reunir na próxima quarta-feira (16) para seguir com a avaliação dos exames feitos. Segundo Brick, que é professor doutor de cirurgia cardiovascular da UnB, Genoino estava "aparentemente bem".

A reunião da junta deve ocorrer dentro da UnB (Universidade de Brasília), na Faculdade de Medicina. O horário ainda não foi definido. Genoino cumpre pena de quatro anos e oito meses por corrupção ativa, no caso do mensalão.

O cardiologista pessoal do ex-deputado acompanhou a realização dos procedimentos médicos no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Uma equipe formada por médicos da UnB (Universidade de Brasília) vai deliberar sobre seu estado de saúde.

O parecer será encaminhado diretamente ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que o ministro Joaquim Barbosa decida sobre a prisão domiciliar. Todos os outros exames que serão usados para avaliação dos médicos já foram realizados pelo ex-deputado.

Em julho de 2013, Genoino precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência para corrigir uma lesão em artéria do coração. O petista foi preso meses depois, no início de novembro do ano passado, com outros réus do mensalão, entre eles o ex-ministro José Dirceu.

Genoino passou a cumprir pena domiciliar após uma junta médica julgar, no fim do ano passado, que situações de estresse poderiam piorar seus problemas vasculares e a recuperação de sua cirurgia.

Alan Marques/Folhapress
José Genoino deixa o Hospital das Forças Armadas após passar por exame médico solicitado para avaliar se ele deve voltar para o presídio da Papuda ou continuar preso em casa
José Genoino deixa o Hospital das Forças Armadas após passar por exame médico de avaliação

INVALIDEZ NEGADA

No último dia 4, a Câmara dos Deputados negou o pedido de invalidez apresentado por Genoino. A junta médica da Casa que analisou os exames do ex-deputado, preso e condenado pelo mensalão, entendeu que o ex-deputado não tem cardiopatia grave que justifique se aposentar por invalidez da Câmara.

O processo de aposentadoria, solicitado por Genoino, foi indeferido e arquivado pela Câmara. Atualmente, o petista cumpre prisão domiciliar.


Endereço da página: