Folha de S. Paulo


André Vargas renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara

O deputado licenciado André Vargas (PT-PR) anunciou na noite desta quarta-feira (9) que renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara.

Em uma carta enviada ao líder do PT na Casa, deputado Vicentinho (SP), Vargas explicou que deixa o cargo em virtude da abertura de processo disciplinar no Conselho de Ética na tarde desta quarta-feira. "Vou me concentrar na defesa perante o Conselho", disse. Ele afirma ainda que não quer prejudicar os trabalhos da Mesa Diretora e do próprio partido.

Uma eleição deverá ser convocada pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a escolha de um novo vice-presidente. O PT deverá indicar um nome.

Pedro Ladeira/Sérgio Lima/Folhapress
O deputado André Vargas (PT-PR) e o doleiro Alberto Youssef
O deputado André Vargas (PT-PR) e o doleiro Alberto Youssef

Vargas se licenciou do mandato na segunda-feira (7) após denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef.

O colegiado investigará as denúncias do envolvimento do petista com o doleiro preso Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O petista está sob intensa pressão desde que a Folha revelou que uma viagem sua de jatinho, de Londrina a João Pessoa, com familiares, foi paga pelo doleiro. Eles também conversaram sobre a negociação de um laboratório com o Ministério da Saúde.

Em conversas na terça-feira, Vargas afirmou que não pode ser ''massacrado'' pelo fato de ter utilizado o avião. Na segunda, a Justiça Federal do Paraná enviou para o STF (Supremo Tribunal Federal) parte da investigação da Operação Lava Jato que contém mensagens e diálogos do deputado com Youssef.

A Polícia Federal diz que Youssef é um dos chefes de esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões de forma suspeita. A Labogen, afirma laudo da PF, foi usada pelo doleiro para fazer remessas ilegais de US$ 37 milhões ao exterior.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: