Folha de S. Paulo


Instituto Datafolha não alterou critérios da pesquisa

Os questionários das pesquisas eleitorais do Datafolha são sempre registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo menos cinco dias antes da publicação dos resultados, conforme a lei.
Ordenamento e formulação exata das perguntas, metodologia, plano amostral, valor e nome do contratante também são registrados.

Todas essas informações são públicas. A partir do instante do registro, qualquer interessado pode consultá-las diretamente no site do TSE. Um cuidado interno do Datafolha em anos eleitorais é colocar as perguntas sobre intenção de voto no início do questionário. Assim, o entrevistado só responde sobre aprovação de governo ou conhecimento a respeito de algo do noticiário após ter apontado seus candidatos.

O objetivo é evitar que opiniões positivas ou negativas sobre outros temas possam eventualmente influenciá-lo na escolha eleitoral. Nos últimos dias, alguns blogs e sites, como o "Brasil 247", acusaram o Datafolha de alterar esse procedimento para prejudicar a presidente Dilma Rousseff. Bastava consultar o registro da pesquisa no site do TSE para notar que isso não é verdade.

Outro cuidado: a lei permite o registro de pesquisa após a realização das entrevistas, já que a exigência é obrigatória apenas para levantamentos que serão publicados. Com isso, um instituto pode deixar de registrar uma pesquisa cujos resultados não agradem ao contratante. Com o Datafolha isso não acontece. O instituto adota como norma só sair a campo para as entrevistas após o registro no TSE.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: