Folha de S. Paulo


Oposição fará coleta de assinaturas na Câmara para instalar CPI mista

A oposição vai recomeçar a coleta de assinaturas na Câmara para instalar CPI (comissão parlamentar de inquérito) mista da Petrobras, com deputados e senadores.

Os oposicionistas decidiram não pressionar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a instalar a CPI apenas no Senado para que as investigações possam envolver também a Câmara.

Deputados e senadores do DEM e PSDB acreditam que terão até amanhã (2) as 171 assinaturas necessárias na Câmara. Por isso, consideram desnecessário cobrar que Renan crie a comissão apenas do Senado porque a prioridade dos oposicionistas é a CPI mista.

"Seria uma energia gasta impunemente. É mais eficiente uma CPI mista. De que adianta você pressionar o presidente do Senado se estamos em vias de conseguir a comissão mista?", questionou o presidente do DEM, senador José Agripino (RN).

Inicialmente, senadores do PSDB e DEM tinham prometido fazer sucessivos discursos na sessão da tarde de hoje para pedir que Renan lesse o requerimento criando a CPI do Senado. Mas agora avaliam que, com a participação dos deputados, terão mais "poder de fogo" para atacar a presidente Dilma Rousseff em ano eleitoral –por isso priorizam a comissão mista.

"Isso é em respeito aos deputados que querem participar das investigações", disse o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Apesar de deixar a CPI do Senado em "banho maria", os oposicionistas afirmam que não vão desistir da sua instalação se a comissão mista não vigorar.

A oposição já tinha conseguido 190 assinaturas na Câmara para a CPI mista, recolhida pelo PPS. Mas o foco das investigações é diferente do apresentado na CPI do Senado pelo PSDB, por isso os congressistas vão recomeçar a coleta de assinaturas para que, nas duas Casas, a comissão de inquérito tenha o mesmo objeto.

A CPI mista quer investigar a compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras, além do suposto superfaturamento de refinarias, irregularidades em plataformas e a suspeita de que empresa holandesa pagou propina a funcionários da estatal. A previsão é que dure 180 dias se for instalada.

"Vamos fazer um único pedido para evitar questionamentos. CPI é sempre positiva nesse caso para arrombarmos essa caixa preta. A CPI tem o peso político maior se for do Congresso", disse o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP).

O Congresso tem sessão marcada no dia 15 de abril, quando seria lida a CPI da Petrobras. Mesmo reconhecendo que a comissão com deputados e senadores vai demorar mais tempo para ser instalada, a oposição está disposta a focar na mista –já que a comissão unicamente do Senado poderia ser criada logo após a leitura do pedido por Renan, o que deveria ocorrer até amanhã.

OBJETO

A oposição também decidiu, em reunião nesta manhã, recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) se o PT e partidos aliados do Palácio do Planalto apresentarem pedido para ampliar o foco das investigações da CPI da Petrobras. Os governistas querem que a comissão investigue temas que desgastam o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE), prováveis adversários da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro.

Embora os governistas afirmem que a extinta CPI dos Bingos incluiu temas diversos em suas investigações, o que teria criado jurisprudência para o caso atual, a oposição diz que isso só ocorreu porque houve acordo entre todos os líderes partidários –o que não se repete no caso da CPI da Petrobras.

"Não pode se juntar jacaré com cachorro, é uma coisa inadmissível. Isso seria acabar com o instituto da CPI no Congresso", afirmou Aloysio Nunes.

Os governistas querem incluir na CPI da Petrobras o caso do cartel de metrô, que envolve gestões do PSDB em São Paulo, eventuais irregularidades da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), que também atingiriam o governo do PSDB, e suspeitas envolvendo o Porto de Suape, controlado pelo PSB.

O governo diz que a CPI da Petrobras vai virar palanque para a corrida eleitoral pelo Planalto e teme que a CPI abale a imagem de boa gestora da presidente, uma de suas principais vitrines.


Endereço da página: