Folha de S. Paulo


'Ao invés de reclamar, participe', diz Lula sobre o golpe e a democracia

O Instituto Lula divulgou um vídeo nesta sexta-feira (28) em que o ex-presidente fala sobre os 50 anos de aniversário do golpe militar de 64 e argumenta que lembrar da ditadura é importante para dar valor à democracia.

"Temos sempre que lembrar desse momento para lembrar do período democrático que o Brasil vive hoje", diz. Lula aproveita sua fala para mandar um recado aos críticos do Brasil: "O momento não é de desanimar, é de participar. [...] Ao invés de lamentar, ao invés de reclamar, participe."

Ao fazer a defesa do regime democrático, o ex-presidente cita a sua trajetória e a de Dilma. "Somente a democracia que permite que um torneiro mecânico possa ter chegado à Presidência da República, que uma ex-condenada do regime militar possa ter chegado a presidenta, como foi Dilma Rousseff", afirmou.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Lula ainda faz menção à Comissão da Verdade, grupo criado por Dilma para investigar violações de direitos humanos de 1946 a 1988, com foco no período da ditadura militar. "É o regime democrático que permite inclusive que possamos investigar o período autoritário, como tem sido feito pela Comissão Nacional da Verdade", afirmou.

Apesar de elogiar a iniciativa, Lula manteve fechados, quando foi presidente, os arquivos com documentos sigilosos produzidos pelo regime militar brasileiro.


Endereço da página:

Links no texto: