Folha de S. Paulo


Skaf critica pedido de Alckmin de usar rio para abastecer sistema Cantareira

Em uma agenda típica de campanha eleitoral, o pré-candidato do PMDB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, criticou nesta quinta-feira (20) o pedido feito pelo governador Geraldo Alckmin ao governo federal para utilizar o volume excedente do Rio Paraíba do Sul para abastecer o sistema Cantareira.

Segundo o peemedebista, se o governo de São Paulo tivesse investido antes em obras como a interligação dos reservatórios estaduais e a construção do Sistema Produtor São Lourenço, não haveria a necessidade de pedir autorização ao Palácio do Planalto para a utilização das águas do rio interestadual.

A previsão do governo estadual, que assinou no ano passado contrato de parceria público-privada para a construção do sistema Produtor São Lourenço, é de que ele entre em operação apenas em 2018.

"A responsabilidade do governo de São Paulo não pode ser tirada. São Paulo tem toda a condição de resolver os seus problemas. Em vez de estarmos discutindo o Rio Paraíba do Sul, que depende de autorização do governo federal, deveríamos já ter executado São Lourenço, podíamos já ter interligado os nosso reservatórios", criticou.

Para Skaf, a atual crise de desabastecimento deve-se à falta de investimento e de planejamento do governo estadual. Ele criticou o fato do governador ter anunciado apenas ontem obras de interligação de reservatórios, que devem ficar prontas em 2015.

"Se existe uma obra, que ele anunciou em 2014 para que em 2015 resolva o problema da água, por que não foi anunciada em 2013 ou em 2012? Em 2004, nós já tivemos racionamento, assim como em 1994. Essa demora São Paulo não pode esperar", criticou.

CAMPANHA

O peemedebista participou nesta quinta-feira do 58º Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão. Em pré-campanha eleitoral, cumprimentou e tirou fotos com prefeitos e vereadores e deu entrevistas para rádios e televisões locais.

No evento, estava acompanhado de um fotógrafo e de um cinegrafista das entidades que preside. A cada foto tirada, uma assessora distribuia cartões para que as pessoas tivessem acesso às imagens no site oficial da entidade industrial. Segundo a assessoria de imprensa, as gravações em vídeo também serão disponibilizadas no portal da Fiesp.

Em discurso, para uma plateia de cerca de cinquenta pessoas, o peemedebista ressaltou os investimentos nos últimos anos feitos pelo SESI (Serviço Social da Indústria) e pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em educação e estimulou os prefeitos a fazerem mais parcerias com as entidades.

"Eu gostaria realmente que os municípios, que todos o senhores, aproveitassem. O SESI e o SENAI estarão à inteira disposição para colaborar, para que a gente possa realmente melhorar a educação nos nossos municípios, no nosso Estado", afirmou.

A previsão do Paulo Skaf é de que ele deixe em 2 de junho o comando das entidades que preside e dos conselhos que participa para a disputa eleitoral.


Endereço da página:

Links no texto: