Folha de S. Paulo


Em visita a Fortaleza, Dilma pede chuvas para Sudeste e Centro-Oeste

Na primeira etapa de seu périplo pelo Ceará, a presidente Dilma Rousseff fez uma alusão ao padroeiro do Estado nesta quarta-feira (19), durante discurso em solenidade em Fortaleza, e pediu chuvas para o Sudeste e o Centro-Oeste.

A região, afetada pela estiagem, está no centro de uma disputa política entre São Paulo e Rio de Janeiro para o uso de recursos hídricos escassos. Ontem, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), foi a Brasília pedir à presidente autorização para captar água da bacia do rio federal Paraíba do Sul.

"Tenho certeza que hoje, comemorando o dia de São José, peço também que ele proteja um pouquinho o resto do Brasil, que, num lugar, chove muito, como em Rondônia, e, no outro lado, chove pouco, que é no caso do Sudeste e do Centro-Oeste", disse a presidente, em tom descontraído.

Roberto Stuckert Filho/Divulgação/PR
Dilma participa ao lado do governador do CE, Cid Gomes (à dir.), de cerimônia de entrega de máquinas para municípios do Estado
Dilma participa ao lado do governador do CE, Cid Gomes (à dir.), de entrega de máquinas para o Estado

As águas no Nordeste também darão o tom da agenda de Dilma ao longo do dia. Ela participa ainda nesta quarta de ações do programa Água para Todos, também em comemoração ao dia do padroeiro do Ceará.

O convite foi feito pelo governador Cid Gomes (Pros-CE), principal aliado do PT na região Nordeste. Pela manhã, a presidente inaugurou em Fortaleza o trecho 5 do Eixão das Águas –uma obra do PAC.

Ela também entregou 172 máquinas – 2 motoniveladoras, 41 caminhões caçamba, 59 caminhões pipa e 70 pás carregadeiras– para 141 municípios cearenses, num valor de R$ 49,9 milhões.

Segundo o Planalto, o Ceará já contabiliza 824 máquinas recebidas, sendo 181 retroescavadeiras, 181 motoniveladoras, 181 caminhões caçamba, 179 caminhões pipa e 102 pás carregadeiras.

BASE ALIADA

A presidente também dirigiu a senadores aliados cumprimentos durante sua fala. Destacou a atuação do líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que chegou a ser alvo de controvérsia na atual crise do governo com sua base na Câmara.

Dilma chamou Eunício de "grande parceiro do governo", ao lado do líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT) e do senador Inácio Arruda (PC do B-CE).


Endereço da página:

Links no texto: