Folha de S. Paulo


Dilma muda escolha e opta por perfil técnico para a pasta do Turismo

A presidente Dilma Rousseff deve anunciar ainda nesta quinta-feira (13) as últimas mudanças de sua reforma ministerial. A novidade de última hora é no Ministério do Turismo.

Depois do nome preferido da presidente, Ângelo Oswaldo, do PMDB mineiro, não ser bem recebido pelo próprio partido, a petista deve indicar para o posto Vinicius Lages, uma escolha técnica, que atualmente ocupa uma diretoria do Sebrae. Ele será apresentado aos peemedebistas pelo Palácio do Planalto.

Segundo o presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), Ângelo Oswaldo –ex-prefeito de Ouro Preto (MG) e amigo pessoal de Dilma– "não pacifica nem a bancada peemedebista de Minas". Como ele é ligado ao ex-ministro Fernando Pimentel (PT), representaria o controle petista de uma pasta da cota do PMDB.

Dilma anunciou, entre quarta e quinta-feira, trocas em dois ministérios que hoje são da cota do PMDB da Câmara: Turismo e Agricultura. Os atuais titulares deixarão os cargos para disputar as eleições.

O cotado para a Agricultura, Neri Geller, atual secretário-executivo da pasta, era uma preferência da bancada de deputados do PMDB.

Editoria de Arte/Folhapress

O PMDB da Câmara tem se rebelado e votado contra os interesses do Planalto. A bancada visa ampliar seu espaço na Esplanada dos Ministérios, forçar o PT a ceder nas negociações para a montagem dos palanques eleitorais nos Estados e ampliar a liberação de recursos para as emendas que os parlamentares fazem ao Orçamento.

No mês passado, os peemedebistas da Câmara, insatisfeitos com o espaço que teriam na reforma ministerial, divulgaram nota afirmando que não pretendiam indicar os substitutos para os ministérios de Turismo e Agricultura. Nos bastidores, o objetivo era de colocar o Planalto contra a parede e conseguir melhor resultado na queda de braço.

O anúncio dos nomes de Vinicius Lages e de Neri Geller deve ocorrer até o final desta quinta.

A posse será na sexta-feira (14). Além de Lages e Geller, Dilma vai anunciar Gilberto Occhi no Ministério das Cidades, na cota do PP; Clélio Campolina, reitor da UFMG, no Ministério de Ciência e Tecnologia; a efetivação de Francisco Teixeira na Integração Nacional, por indicação do Pros; e Mauro Borges, no Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.


Endereço da página:

Links no texto: