Folha de S. Paulo


Concurso em Goiás traz questões que elogiam Perillo e atacam Lula

A prova de um concurso público de Goiás, Estado comandado por um tucano desde 2011, apresentou em duas das questões elogios ao governador Marconi Perillo (PSDB), que vai disputar a reeleição, e críticas ao ex-presidente Lula (PT).

Realizado no último domingo (9), o exame foi destinado ao serviço voluntário da Polícia Militar e virou alvo de investigação do Ministério Público Estadual, por meio de um inquérito civil instaurado nesta semana.

Já na primeira questão do concurso, o texto cobrava que os candidatos identificassem o partido de Perillo, além de ressaltar as transformações políticas ocorridas no Estado a partir de 1999, quando o governador assumiu o primeiro de seus três mandatos no comando de Goiás.

Em outra pergunta, a prova pediu para que os candidatos apontassem as irregularidades existentes no escândalo do mensalão, em 2005, durante a Presidência de Lula. O texto fala de "um dos maiores escândalos políticos do governo do então presidente Luís [sic] Inácio Lula da Silva e que abalou toda a confiança no seu mandato".

Em nota, o governo de Goiás disse que "não compactua" com os erros da prova e que determinou abertura de uma sindicância para apurar quem foram os responsáveis pela elaboração das questões.

Sua assessoria diz ainda que a prova foi elaborada por uma comissão composta por vários professores ligados à UEG (Universidade Estadual de Goiás). Ainda de acordo com o governo, as questões 1 e 3 da prova foram anuladas e os pontos distribuídos para todos os candidatos que prestaram o concurso.

O Ministério Público informou que vai encaminhar a denúncia para a Procuradoria Regional Eleitoral, que deve apurar se houve abuso político e crime eleitoral no caso.


Endereço da página: