Folha de S. Paulo


Manifestantes do MST entram em confronto com PMs no Planalto

Manifestantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) entraram em confronto com policiais militares em frente ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, na tarde desta quarta-feira (12) em Brasília. O tumulto chegou a suspender a sessão do STF (Supremo Tribunal Federal).

O MST realiza uma marcha na Esplanada dos Ministérios como parte da programação de seu 6º Congresso Nacional. A ideia é entregar uma carta à presidente Dilma Rousseff com reivindicações sobre a reforma agrária e por isso eles tentaram chegar até o Palácio do Planalto. A marcha começou às 14h e reúne cerca de 15 mil pessoas, segundo estimativas da PM e do MST.

A entrada do Planalto foi isolada com barricadas de ferro colocadas na praça dos Três Poderes. Ao se depararem com o isolamento, os manifestantes do MST derrubaram as barreiras e seguiram em direção ao Planalto, sendo contidos pela PM.

Teve então início um confronto por volta das 16h. A PM usou spray de pimenta e armas de taser, enquanto os sem-terra jogaram pedras e paus.

Assista a vídeo de ANDRÉIA SADI, "do Painel":

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

A confusão inicial durou menos de cinco minutos, mas houve princípio de tumulto por ao menos duas outras vezes. Líderes dos sem-terra negociaram com a PM para ficar dentro da praça, sem passar para a parte do asfalto que dá acesso ao Planalto.

O MST entregou uma uma carta com reivindicações ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que prometeu que os sem-terra serão recebidos pela presidente Dilma na quinta-feira (13). Entre elas estão a retomadas das desapropriações de terras para reforma agrária e a melhoria da infraestrutura dos assentamentos. Durante o 6º Congresso do MST, o governo federal tem sido criticado pela diminuição do ritmo da reforma agrária.

Com a presença do MST na praça dos Três Poderes, a sessão no STF foi suspensa.

Um dos integrantes do MST nacional, Jaime Amorim, afirmou que não houve intenção de enfrentamento com a PM. "Quando o governo não faz reforma agrária é isso que acontece, cria conflitos", disse.

Mais cedo, também houve confusão quando a marcha passava em frente à embaixada dos Estados Unidos. Manifestantes e PMs iniciaram um confronto, mas a confusão foi contida.


Endereço da página:

Links no texto: