Folha de S. Paulo


Mauro Borges assume interinamente pasta do Desenvolvimento

Depois de enfrentar dificuldades para encontrar um empresário para o lugar do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a presidente Dilma Rousseff decidiu nomear o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Mauro Borges, para assumir o comando da pasta.

Segundo assessores presidenciais, Borges vai assumir na sexta-feira (14) o cargo interinamente, mas tende a ser confirmado como titular depois. Professor da UFMG, ele era o nome preferido de Pimentel para substituí-lo até a presidente decidir buscar um nome no empresariado para ocupar o ministério.

Dilma chegou a convidar para o posto os empresários Josué Gomes da Silva (Coteminas), filho do ex-vice-presidente José Alencar (1931-2011), e Abílio Diniz (BRF), que não aceitaram o convite. Josué pode ser lançado candidato ao Senado pelo PMDB mineiro, formando chapa com Pimentel, que vai se candidatar ao governo do Estado.

Divulgação/ABDI
O presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, vai assumir interinamente pasta do Desenvolvimento
O presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, vai assumir interinamente pasta do Desenvolvimento

A presidente queria aproveitar a saída de Pimentel, seu amigo, para atrair um empresário para sua equipe em busca de melhorar a interlocução com o setor. Dilma foi muito criticada por ouvir pouco o empresariado e ter um estilo intervencionista.

Pimentel vai deixar o governo na quinta-feira (13). Na sexta-feira (14), será lançado informalmente como candidato ao governo de Minas pelo ex-presidente Lula. Mauro Borges foi levado pelo próprio Pimentel ao governo para chefiar a ABDI. Tem boa relação com a equipe do ministro Guido Mantega (Fazenda) e conta com o apoio do empresariado.

Fernando Pimentel é o terceiro ministro petista que deixa o governo neste ano para disputar as eleições. Antes dele, saíram Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Saúde), que vão se candidatar aos governos do Paraná e São Paulo.

Agora, Dilma precisa decidir qual será o espaço do PMDB na reforma ministerial. O partido, que já comanda cinco pastas, quer ampliar seu espaço no governo, mas a presidente resiste. Na quinta-feira (13), o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, deve discutir o assunto com o vice-presidente Michel Temer (PMDB).


Endereço da página:

Links no texto: