Folha de S. Paulo


Membro do Mais Médicos usa folgas para fazer campanha na Bahia

Integrante do Mais Médicos, o ex-deputado estadual Pedro Alcântara (PR-BA) tem flexibilizado seu horário de trabalho num posto de saúde de Juazeiro (510 km de Salvador) para participar de eventos de políticos, inclusive na capital do Estado.

Pré-candidato pelo PR a uma vaga na Câmara dos Deputados, ele participou de pelo menos dez atos públicos ligados à Prefeitura de Juazeiro, comandada por seu aliado Isaac Carvalho (PC do B).

Desses atos, oito aconteceram em dias de semana, durante o horário de expediente. Os eventos vão desde o lançamento do Carnaval à assinatura de contrato do Minha Casa, Minha Vida. Na segunda-feira, pela manhã, em Salvador, Alcântara participou do evento de apoio do PR à candidatura de Rui Costa (PT) ao governo do Estado.

Divulgação/Acessoria do PR
Pedro Alcântara (de camisa xadrez azul e branca) participa de evento político em Salvador
Pedro Alcântara (de camisa xadrez azul e branca) participa de evento político em Salvador

Indagado pela Folha durante o ato, o médico admitiu que está em pré-campanha para deputado federal. Mas diz que a participação em eventos não afeta sua atuação no posto de saúde.

"Para estar aqui [em Salvador], compensei trabalhando na última sexta-feira", disse. Pela regra local do programa Mais Médicos, as sextas-feiras são livres para cursos de qualificação à distância. Apesar do ritmo de eventos políticos em horário de expediente, ele diz que todas as horas são compensadas.

"Não trabalho com urgência, só com consulta marcada. Então, se atraso um pouco ao chegar, estico pela hora do almoço", afirma o médico, que diz ter atendido 1.270 pacientes entre setembro e dezembro.

Ele promete se licenciar do Mais Médicos em junho, quando sua candidatura for homologada. Ele ingressou no programa em setembro, deixando o cargo de subsecretário de Relações Institucionais do governo da Bahia.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, disse que o ex-deputado demandou a flexibilização do horário de trabalho no posto de saúde: "Ele pediu informalmente e não vi problema". Para isso, segundo Garcia, o médico candidato flexibiliza a carga horária utilizando as oito horas semanais que tem para os estudos.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os médicos têm que cumprir carga horária de 32 horas e"os horários são administrados pelo gestor local e acompanhados pelos supervisores e pela Coordenação do Programa". O descumprimento da carga horária sem justificativa leva ao descredenciamento do médico.


Endereço da página: