Folha de S. Paulo


Governo de SP tem e-mail hackeado pelo grupo Anonymous

Um grupo ligado ao Anonymous hackeou no início da tarde desta segunda-feira (27) pelo menos uma conta de e-mail que pertence ao governo do Estado de São Paulo.

Às 13h07, a reportagem recebeu um e-mail assinado pelo grupo no endereço imprensa@comunicacao.sp.gov.br, que pertence à assessoria de imprensa do governo.

A mensagem afirmava "System Hacked! Parece que o governo do estado de São Paulo foi Hackeado".

Reprodução
E-mail do governo do Estado de São Paulo, afirmando que ele foi hackeado
E-mail do governo do Estado de São Paulo, afirmando que ele foi hackeado

O texto também trazia a frase "A 'grande' e velha mídia pode até ser deles. Mas a internet é nossa" e era assinada pelo @AnonManifest. Em sua conta no Twitter o grupo se autointitula Anonymous Brasil.

A página do grupo afirmou que hackeou o governo estadual, mas não especificou o que. O site do governo funciona normalmente, assim como as contas no Twitter e no Facebook.

No Twitter o grupo também afirmou que "A PAZ acaba quando a repressão começa", sem especificar os motivos. Na última semana, a polícia de São Paulo se envolveu em duas polêmicas: a ação de policiais do Denarc na Cracolândia e a repressão da PM a manifestação contra a Copa (no sábado), que acabou com uma pessoa baleada.

A assessoria de imprensa do governo confirmou o problema, mas disse que ele afetou apenas o sistema de gerenciamento, que manda os e-mails para os endereços cadastrados. O governo disse ainda que a situação já foi resolvida e investiga a falha que permitiu o ataque. Afirmou ainda que "medidas de proteção estão em constante aperfeiçoamento".

HACKER

O Anonymous é um grupo de hackers que ficou conhecido por atacar sites de governos e empresas. Já foram seus alvos os governos de Israel e do Reino Unido e uma empresa que fornece material para o governo americano.

O grupo defende, por exemplo, o reconhecimento da Palestina e a libertação de Julian Assange, do WikiLeaks. O Anonymous tem como símbolo a máscara de Guy Fawkes, do filme "V de Vingança".


Endereço da página: