Folha de S. Paulo


Joaquim Barbosa receberá R$ 14 mil em diárias na Europa

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, receberá 11 diárias internacionais que somam R$ 14,1 mil para proferir, no fim deste mês, duas palestras na Europa –uma na França, outra na Inglaterra –e cumprir uma agenda oficial de encontros com autoridades.

De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", os valores serão pagos durante o período de férias do ministro, que teve início no último dia 7, quando ele deixou o comando do STF e viajou sem assinar o mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no processo do mensalão.

Mas a assessoria de imprensa da corte, no entanto, informou que as diárias serão pagas no período em que ele irá cumprir uma agenda de compromissos oficiais nos países europeus, não no período de férias.

Ainda conforme a assessoria, Barbosa está de férias na América Latina e interromperá seu descanso antes das viagens à França e Inglaterra. A Folha teve acesso à agenda do ministro que, além da previsão de palestras na Universidade de Paris e na King's College, em Londres, conta com uma série de encontros com autoridades.

Entre elas, Barbosa se encontrará com o presidente do Conselho Constitucional da França (equivalente ao STF no Brasil), Jean-Louis Debré, e com a ministra da Justiça francesa, Christiane Taubira.

Na Inglaterra, a agenda do ministro prevê encontros com associações de juízes e advogados, com o diretor da Biblioteca Britânica, com o presidente da Ordem dos Advogados da Inglaterra e Gales e mostra ainda um almoço na residência do embaixador do Brasil, além de outros eventos.

FÉRIAS

Apesar da previsão inicial de sair em férias a partir do dia 10, Barbosa antecipou seu período de descanso e deixou a Corte no último dia 7. Por não ter assinado o mandado de prisão de João Paulo Cunha foi criticado por ministros do Supremo.

Conforme reportagem da Folha, o próprio João Paulo cobrou explicações de Barbosa, que apesar de ter negado dois de seus recursos no mensalão e ter determinado sua prisão saiu sem assinar o mandado.


Endereço da página:

Links no texto: