Folha de S. Paulo


Safatle deverá ser candidato ao governo de São Paulo, diz presidente estadual do PSOL

O filósofo Vladimir Safatle deverá ser o candidato do PSOL ao governo de São Paulo nas eleições de outubro deste ano, segundo o presidente estadual do partido, o vereador de Campinas Paulo Bufalo.

A sigla deverá promover uma série de seminários coordenados por Safatle, que é professor da USP (Universidade de São Paulo). A partir desses encontros, o partido pretende elaborar um programa de governo. Por conta disso, o anúncio oficial de que o professor vai disputar o Palácio dos Bandeirantes só deverá ocorrer após os seminários.

Safatle, no entanto, não confirma a candidatura. Ele afirma que isso é algo que será definido após os seminários –que ainda não têm data nem presenças confirmadas.

Segundo Bufalo, o partido pretende levar uma síntese daquilo que foi discutido nos encontros para o interior do Estado, a fim de divulgar a candidatura do professor fora da capital.

Danilo Verpa/Folhapress
O filósofo Vladimir Safatle, que também é colunista da Folha, que participou de mesa durante a Flip 2013, em Paraty (RJ)
O filósofo Vladimir Safatle, que também é colunista da Folha, que participou de mesa durante a Flip 2013, em Paraty (RJ)

Um dos motivos pelo qual Safatle foi escolhido pelo partido, segundo o presidente do PSOL, é o fato de ele ser conhecido por setores formadores de opinião, como a academia e a imprensa. Além de professor da USP, ele é colunista da Folha.

"Devemos atuar para colocar o professor em contato com os movimentos sociais, onde já há militantes de esquerda", disse Bufalo sobre uma das estratégias para projetar o nome de Safatle além da elite intelectual.

Para Bufalo, essa aproximação com os demais setores da sociedade não deve ser um grande problema, já que "o PSOL tem uma identidade muito forte com as pautas que vieram das ruas no ano passado".

O filósofo oficializou sua filiação ao PSOL paulista no dia 30 de setembro do ano passado.


Endereço da página: