Folha de S. Paulo


Facebook censura postagem da Folha com nudez

O Facebook apagou, na madrugada desta terça-feira (7), uma postagem feita pela Folha em sua página oficial na rede social (facebook.com/folhadesp).

A postagem foi feita na manhã do último domingo (5), com a capa da edição do dia do jornal. Nela havia a foto da produtora de cinema Ana Paula Nogueira, 34, com os seios à mostra. Ana Paula foi uma das participantes de um "toplessaço" na praia de Ipanema, no Rio, duas semanas antes, e foi entrevistada pelo jornal.

Foto com nudez é um dos itens que podem ser denunciados e removidos na rede social, de acordo com os padrões da comunidade –nome que a empresa dá para as suas regras de uso.

Esta é a terceira vez neste ano que o Facebook retira postagens da Folha do ar. No dia 1º, o Facebook apagou duas –ambas mostravam protestos envolvendo a exibição de seios.

A primeira imagem era a de um protesto do grupo Femen, que ilustrava a chamada para reportagem relatando a experiência da correspondente colaboradora Luisa Belchior durante um curso de formação das militantes feministas em Madri.

A segunda imagem censurada foi a da capa do jornal do dia 29 de dezembro, mostrando o "toplessaço" de mulheres na praia da Ilha do Boi, em Vitória, em protesto contra a proibição da prática do topless.

Procurado pela Folha, o Facebook afirma que conteúdos em desacordo com os termos estão sujeitos à exclusão, e que este é o caso da postagem apagada hoje.

"Para equilibrar as necessidades e os interesses de uma população global, o Facebook protege a expressão que atende aos padrões da comunidade descritos nos seus termos de uso. Conteúdos em desacordo com os termos estão sujeitos à exclusão. Os termos do Facebook são claros ao indicar a limitação de imagens de nudez."

Reprodução

Endereço da página:

Links no texto: