Folha de S. Paulo


Retrospectiva: Ministro Joaquim Barbosa ganha holofotes com o processo do mensalão

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa começou 2013 como estrela dos que aplaudem o processo do mensalão e acabou vaiado no congresso do PT.

Esse "ame-o ou deixe-o" vem de dois fatores: negro e de origem humilde, ele tem uma simbologia poderosa e foi duro no julgamento.

Confira os principais acontecimentos do ano
Jornalistas da Folha falam do ano que acaba e do próximo

Inverteu a "ordem natural". Saiu da periferia pobre que historicamente lota as cadeias para presidir a alta corte na condenação das elites brancas impunes desde sempre.

Primeiro como relator e depois como presidente do STF, foi implacável nos votos, na definição de penas e até na crítica aos ministros de posições mais condescendentes.

Os confrontos com o revisor Ricardo Lewandowski já entraram para a história –expondo, aliás, personalidade difícil, arrogante, inflexível.

Daí a ser alçado a ídolo e, ato contínuo, a potencial candidato à Presidência, foi praticamente consequência natural numa política já desgastada. Como juiz, tem até abril de 2014 para decidir se vai se candidatar. A melhor aposta, até agora, é de que não.

O julgamento do mensalão do PT acaba no primeiro semestre e o do tucano deve começar a meses das urnas. Resta saber se Joaquim repetirá 2013, começando o ano aclamado e acabando vaiado –mas em congresso do PSDB.


Endereço da página:

Links no texto: