Folha de S. Paulo


'É mais fácil ganhar com Eduardo do que com Aécio', afirma presidente do PPS

Presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) afirmou nesta segunda-feira (16) que o partido decidiu pela indicação de apoio a Eduardo Campos (PSB) na disputa presidencial de 2014 porque o governador de Pernambuco tem mais chances de vencer do que o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

"Queremos derrotar o governo. É mais fácil derrotar o governo com Eduardo do que com Aécio. Eduardo traz para a oposição uma dissidência do regime", afirmou Freire, ao chegar a um encontro entre PPS e PSB no Recife.

Aécio rompe com seu marqueteiro por divergências sobre campanha
José Serra diz que não será candidato à Presidência em 2014

Freire afirmou que o apoio a Campos visa ajudar a torná-lo um candidato "competitivo", característica que, segundo ele, Aécio já possui. Disse também que tem mais afinidade com o discurso econômico de Campos do que com o de Aécio, presidente nacional do PSDB.

Marcos Pinto-08.dez.2013/Folhapress
Aécio Neves e Eduardo Campos deixam o restaurante Gero, em Ipanema, no Rio de Janeiro
Aécio Neves e Eduardo Campos deixam o restaurante Gero, em Ipanema, no Rio de Janeiro

O PPS aprovou no último dia 7, durante seu congresso nacional, a indicação de apoio à provável postulação de Campos, que foi ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi um revés para Aécio, potencial presidenciável tucano, que também buscava o apoio da sigla.

Freire reconheceu que não há unanimidade no PPS em relação ao apoio a Campos, e que isso está sendo construído. No congresso nacional da legenda, houve 152 votos pelo alinhamento ao PSB e 98 a favor de candidatura própria, com a ex-vereadora por São Paulo Soninha Francine.

O presidente do PPS disse ainda que a aliança com o PSB está se construindo a partir da articulação nacional e que discussões sobre palanques locais ficarão para depois. Afirmou que a única imposição da cúpula do partido é a proibição de apoio à presidente Dilma Rousseff. "O PPS em Pernambuco ou em qualquer outro Estado não vai ficar em palanque que apoie Dilma", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: