Folha de S. Paulo


Investimento em publicidade do governo paulista sobe com estatais

Os gastos de São Paulo com propaganda não são restritos à ação de suas secretarias. Além da publicidade oficial do governo, as empresas controladas por ele têm verba publicitária própria.

Em 2013, os recursos usados por seis delas equivalem a cerca de 70% de tudo o que o governo investiu em publicidade.

Juntas, essas seis empresas --Metrô, CPTM (trens metropolitanos), EMTU (ônibus intermunicipais), CDHU (habitação), Sabesp (saneamento) e Dersa (rodovias)-- já investiram R$ 135,7 milhões neste ano.

Entre elas, a campeã de gastos é a Sabesp, que consumiu R$ 43,8 milhões.

Em seguida vem o Metrô, com investimentos de R$ 41,8 milhões. Neste ano, a empresa lançou, por exemplo, a campanha "Histórias que movem o Metrô".

As peças têm foco no atendimento à população --e não em obras-- e foram ao ar depois das denúncias sobre a ação do cartel em licitações da companhia e da CPTM.

Alguns dos serviços dessas empresas podem continuar a ser divulgados no período eleitoral, já que a legislação não veta a publicidade de produtos que enfrentem concorrência.


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