Folha de S. Paulo


Cardozo diz estar 'tranquilo' para explicar sua atuação em investigação de cartel

Alvo de ataques da oposição, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse nesta terça-feira (10) que "está absolutamente tranquilo" para responder ao pedido de explicações da Comissão de Ética da Presidência sobre sua atuação na investigação do cartel que atuou em licitações do transporte em São Paulo e no Distrito Federal.

O ministro reiterou que sempre agiu de acordo com a lei. "Não age contra ética quem cumpre a lei. E eu cumpri a lei", disse após encontro na Câmara.

Cardozo diz que cobrou de subordinados explicações da acusação de fábrica de dossiês
Comissão de Ética pede explicações a Cardozo por conduta no caso Siemens

Cardozo minimizou a decisão da Comissão de Ética."O procedimento adotado é rigorosamente o correto diante de uma representação. Ela [comissão] tem que ouvir o objeto da representação. Encaminharei todas as explicações que já foram prestadas ao Congresso à consideração da comissão de ética. Estou absolutamente tranquilo", completou.

Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, escuta as colocações do deputado José Aníbal (PSDB-SP), em audiência pública na CCJ
Cardozo, escuta as colocações do deputado José Aníbal (PSDB-SP), em audiência pública na CCJ

A Comissão de Ética da Presidência decidiu na segunda-feira (9) pedir explicações ao ministro sobre o caso. Trata-se de procedimento preliminar adotado pelo colegiado, que deu um prazo de dez dias para que o ministro apresente suas justificativas. A depender do que Cardozo disser, a Comissão poderá abrir processo para investigar a condução do caso.

Cardozo é acusado por líderes do PSDB de fazer uso político das investigações sobre desvios no metrô paulista. O ministro disse ter repassado à Polícia Federal documentos que mencionam pagamento de propina pela Siemens, uma das empresas do cartel, a autoridades tucanas.

O petista disse que mandou investigar acusações que chegaram às suas mãos, diferentemente do que, segundo ele, o PSDB fazia em sua gestão.

Segundo o presidente da Comissão de Ética, Américo Lacombe, qualquer decisão só será tomada no ano que vem, na próxima reunião da comissão, em 29 de janeiro. Nessa ocasião, conforme Lacombe, será decidido se será aberto ou não processo para investigar o uso de helicóptero da Polícia Rodoviária Federal pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Os integrantes da comissão se reuniriam ontem para dar continuidade aos trabalhos. É a última reunião do colegiado no ano.


Endereço da página:

Links no texto: