Folha de S. Paulo


Helicóptero da família Perrella apreendido com droga esteve no Paraguai, diz PF

O helicóptero de uma empresa da família do senador Zezé Perrella (PDT-MG) esteve no Paraguai um dia antes de ser apreendido no Espírito Santo com 445 kg de pasta-base de cocaína. Houve a prisão em flagrante de quatro pessoas, entre elas o piloto da aeronave.

A informação do trajeto do helicóptero foi dada pelo delegado Leonardo Damasceno, segundo reportagem da TV Gazeta, de Vitória (ES). Responsável pelas investigações, o delegado voltou a afirmar que a família do senador não tem ligações com a droga apreendida.

Zezé Perrella diz que não está envolvido com transporte de cocaína em helicóptero
Helicóptero apreendido com cocaína já havia sido abastecido com verba pública
Após caso envolvendo deputado, Assembleia de MG proíbe gastos com aeronaves

A passagem do helicóptero pelo Paraguai foi identificada pelo aparelho GPS da aeronave, mas a PF ainda não informou se quem a pilotava nessa etapa era Rogério Antunes, piloto da empresa da família do senador, a Limeira Agropecuária, dona da aeronave. Antunes era também funcionário de confiança na Assembleia Legislativa de Minas Gerais até ser preso _ele foi indicado para o cargo na Assembleia pelo deputado estadual Gustavo Perrella (SDD), filho do senador.

Segundo a PF, o helicóptero chegou com a droga vindo do Paraguai no dia 23 de novembro, um sábado, e aterrissou com a droga em algum lugar do interior de São Paulo --esse local é mantido sob sigilo. De lá, já sem a carga, a aeronave voou para a capital paulista, onde pernoitou no Campo de Marte. No domingo, o helicóptero voltou a esse lugar no interior paulista para seguir a viagem com a droga.

No depoimento que prestou à PF no dia em que foi preso, o piloto identificou esse local como sendo "em frente a Avaré", segundo documento ao qual a Folha teve acesso. Ele disse que fez o transporte da droga de São Paulo a Afonso Cláudio (ES), onde foi preso, e que teria voado do Campo de Marte até esse local próximo a Avaré (a 270 km de São Paulo).

Carregado, o helicóptero passou por Divinópolis, no centro-oeste de Minas, para abastecer, e seguiu para o Espírito Santo, onde a PF e a Polícia Militar já monitoravam a área em que a aeronave aterrissou. A PF ainda tenta saber quem é o dono da quase meia tonelada de pasta de cocaína. O piloto também isentou seus ex-patrões de envolvimento com a droga apreendida.

'ENVOLVIMENTO ISOLADO'

Em nota divulgada nesta terça-feira (10), a PF no Espírito Santo informou ainda que todos os abastecimentos do helicóptero posteriores ao início do voo em questão "foram custeados pelo grupo criminoso, em aeroportos ou pontos clandestinos".

A PF disse ainda que a fazenda onde o helicóptero pousou e foi apreendido não tem relação de posse com o piloto ou com a empresa dos Perrela.

A origem e o trajeto da droga, diz a PF, ainda são objeto de apuração, embora haja a constatação preliminar de passagens pelo Paraguai, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.


Endereço da página:

Links no texto: