Folha de S. Paulo


Após exumação, restos mortais de João Goulart têm 'segundo enterro' no RS

O segundo sepultamento do presidente João Goulart foi concluído por volta das 17h desta sexta-feira (6) em São Borja (RS). Familiares, políticos e centenas de moradores do município acompanharam a cerimônia.

Antes, durante a tarde, uma missa em memória ao presidente foi realizada na principal igreja da cidade. Em pronunciamento, João Vicente Goulart, filho dele, disse que a ocasião era uma "segunda despedida" e a "cova da ditadura".

Após perícia em Brasília, restos mortais de Jango voltam ao Rio Grande do Sul

Os restos mortais foram exumados há três semanas para verificar a causa da morte. Familiares e o governo federal suspeitam que ele tenha sido assassinado por envenenamento --na época, não houve autópsia.

O governo aproveitou a ocasião para prestar homenagens a Jango, que foi enterrado em 1976 sem honras de chefe de Estado.

Hoje, a prefeitura decretou feriado no município. Na igreja, houve gritos de "Jango presidente" e uma fila foi organizada para permitir que a população se aproximasse do caixão.

Milhares de pessoas prestaram homenagens nas ruas, na igreja e nas proximidades do cemitério. Também compareceram militantes de partidos como o PDT.


Endereço da página:

Links no texto: