Folha de S. Paulo


Preso da ditadura foi torturado em hospital, diz família

A morte do engenheiro Raul Amaro Nin Ferreira, vítima de sessões de tortura em dependências das Forças Armadas durante a ditadura militar, teve um último capítulo dentro do Hospital Central do Exército (HCE), no Rio.

Documento localizado pela família no Arquivo Público do Rio indica que ele foi interrogado na unidade de saúde um dia antes de morrer.

O papel faz parte de uma pesquisa feita por dois sobrinhos do engenheiro, morto em agosto de 1971, e pelo Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo. Na análise da família, Raul foi submetido a torturas no hospital. O relato de agressões no HCE foi considerado inédito pela Comissão Estadual da Verdade do Rio.

O levantamento do arquiteto Felipe Nin, 27, e do advogado Raul Nin, 31, com apoio de Marcelo Zelic, do Tortura Nunca Mais, reuniu mais 300 páginas de documentos públicos que detalham os 12 dias em que o engenheiro ficou sob poder dos órgãos de repressão da ditadura.

Logo após sua morte, Raul Ferreira foi apontado pelo SNI (Serviço Nacional de Informações) como membro do comando nacional do MR-8, grupo que participou da luta armada contra a ditadura. A família diz que ele apenas fazia parte da rede de apoio do grupo, guardando materiais e financiando algumas ações.

Reprodução/Dops
Engenheiro Raul Amaro Nin Ferreira, dias antes de sua morte em 1971
Engenheiro Raul Amaro Nin Ferreira, dias antes de sua morte em 1971

A morte em decorrência da tortura já havia sido confirmada pela Justiça em 1994, em processo movido pela mãe de Raul. Relato de um ex-soldado confirmou as agressões nas dependências do DOI-Codi, mas havia pouca informação sobre os dias do engenheiro no hospital.

O principal documento encontrado pela família é um ofício do Comando do 1º Exército, à época sob responsabilidade do general Sylvio Frota, à direção do HCE, solicitando autorização para a entrada de dois agentes do Dops (Eduardo Rodrigues e Jeovah Silva) para interrogar Raul no dia 11 de agosto.

O engenheiro completava naquele dia uma semana de internação após tortura no DOI-Codi. Foi declarado morto no dia seguinte. A família achou o prontuário de entrada de Raul no hospital, em 4 de agosto, que detalha as lesões. Laudo feito por médico da família logo após a morte indica mais lesões que as descritas na entrada no HCE.

"Há indícios fortíssimos de que ele foi torturado dentro do hospital", disse Raul Nin.

Outro indício apontado pela família é relatório do SNI, de 11 de agosto, que faz referência a um interrogatório. Nele, Raul nega ser o dono do material encontrado em sua casa (mimeógrafo, rádios comunicadores, panfletos). O relato termina assim: "Não houve tempo para inquiri-lo sobre todo o material encontrado em seu poder" --outro indício de que o engenheiro foi torturado no depoimento.

O relatório aponta 17 pessoas envolvidas na prisão, interrogatório, tortura e morte do engenheiro. A Comissão Estadual da Verdade buscará mais informações no HCE.

*

QUEM É Raul Amaro Nin Ferreira, engenheiro

TORTURA NO DOI-CODI Apontando pelo SNI como membro do MR-8, organização que participou da luta armada conta a ditadura, foi torturado no Doi-Codi no Rio, como revelou um ex-soldado

INTERNAÇÃO Levado ao Hospital Central do Exército, ele voltou a ser interrogado, no próprio hospital, após ficar uma semana internado. Ele morreu um dia após o interrogatório. Prontuário de entrada de Raul no hospital aponta menos lesões do que o prontuário feito logo após sua morte

DOCUMENTOS O principal documento obtido pela família é um ofício do Comando do 1° Exército, comandado pelo general Sylvio Frota, à direção do HCE, solicitando autorização da entrada de dois agentes do Dops para interrogarem Raul


Endereço da página: