Folha de S. Paulo


Perdi um grande amigo, diz Dilma sobre morte de Déda; veja repercussão

Ao lamentar a morte do governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (2) que o aliado, "um grande homem", "exerceu a Política com P maiúsculo".

Em nota oficial (leia a íntegra abaixo), Dilma diz que perdeu "um grande amigo". "A sua trajetória foi marcada pela dedicação em transformar para melhor a vida das pessoas, especialmente as mais humildes."

"Eu perdi hoje um grande amigo, daqueles das horas boas e más. Déda era capaz de recitar poesia, inclusive as próprias, com a força de um grande artista e a naturalidade de um repentista. Ao mesmo tempo, era capaz de aprimorar uma discussão com uma lógica irretocável", disse a presidente.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), 53, morreu por volta das 3h30 desta segunda, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde 27 de maio.

O corpo de Déda deixou o hospital por volta das 10h30 desta segunda e foi levado num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para Aracaju (SE). O governo sergipano espera que o corpo do governador chegue à capital do Estado por volta das 17h (horário de Brasília). Haverá cortejo do aeroporto até o Palácio-Museu Olímpio Campos, local do velório, que se estenderá até a noite desta terça-feira (3).

Segundo a secretaria de Comunicação do Estado, o corpo de Déda será cremado em Salvador, no Jardim da Saudade, respeitando-se a vontade do governador. De acordo com o diretor de imprensa do governo do Estado, João Augusto Freitas, Déda teve falência de múltiplos órgãos.

Afastado do governo do Estado desde maio, Déda lutava contra um câncer no sistema gastrointestinal, descoberto no ano passado. Em 2009, o governador havia passado por cirurgias depois de os médicos identificarem um nódulo no pâncreas.

Com a morte de Marcelo Déda (PT), o vice-governador Jackson Barreto decretou luto oficial de sete dias e assume o governo até as eleições do ano que vem. A presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC -SE), acumula as atribuições de vice-governadora. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), que está em viagem oficial à Alemanha, decretou três dias de luto.

Compadre do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que batizou sua filha mais nova, Déda era uma das lideranças mais populares do Nordeste e uma das grandes referências do PT na região.

Déda foi um dos fundadores do PT e foi eleito pela primeira vez em 1986, como deputado estadual. Em 1994, se tornou deputado federal, se reelegendo em 1998. Elegeu-se prefeito da capital sergipana, Aracaju, em 2000 e em 2004. Também venceu por duas vezes a eleição para o governo do Estado, em 2006 e 2010.

Déda costumava relatar que começou a trabalhar na criação do PT em 1979, durante a reforma partidária do governo Figueiredo, o último do período militar. Dessa reforma, a Arena, partido governista, se transformou em PDS. O MDB, em PMDB. O PTB, extinto na ditadura, reapareceu. E surgiram o PDT e o próprio PT.

*

LEIA ABAIXO ÍNTEGRA DA NOTA DE PESAR DA PRESIDENTE DILMA

O Brasil e o Estado de Sergipe perderam hoje um grande homem. Como prefeito, deputado e governador, Marcelo Déda exerceu a Política com P maiúsculo. A sua trajetória foi marcada pela dedicação em transformar para melhor a vida das pessoas, especialmente as mais humildes.

Eu perdi hoje um grande amigo, daqueles das horas boas e más. Déda era capaz de recitar poesia, inclusive as próprias, com a força de um grande artista e a naturalidade de um repentista. Ao mesmo tempo, era capaz de aprimorar uma discussão com uma lógica irretocável.

Marcella, Yasmim, Luísa, João Marcelo e Mateus perderam um pai amoroso. Eliane perdeu um companheiro leal. Déda foi um exemplo de coragem na saúde e na doença e um exemplo de caráter na vida privada e na trajetória pública. Déda fará falta. Mas seu exemplo nos guiará.

Dilma Rousseff, Presidente da República Federativa do Brasil

*

LEIA ABAIXO MAIS MENSAGENS SOBRE A MORTE DE MARCELO DÉDA

"Venho me solidarizar com o povo sergipano e com os familiares de Marcelo Déda, por essa perda irreparável. Ele deixa um legado de muito trabalho e dedicação por Sergipe, sua terra natal", declarou Roseana Sarney (PMDB), governadora do Maranhão.

*

"Com tristeza que recebi a notícia do falecimento do governador Marcelo Déda, homem que dedicou sua vida à causa pública e ao progresso de Sergipe. Transmito os sentimentos a seus familiares, amigos e a todos os sergipanos", declarou Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo.

*

"Muito triste com a morte do companheiro Marcelo Déda: homem brilhante, alegre, contribuiu muito com o Brasil. Dos melhores que ouvi falar. Déda lutou bravamente por sua saúde como lutou por suas idéias sempre: com sorriso no rosto e muita fé. Descanse em paz, companheiro, declarou em sua conta no Twitter a deputada Manuela Dávila (PCdoB-RS).

*

Marcelo Déda, em solenidade neste ano, no Palácio do Planalto, foi chamado a discursar. O melhor de todos, aplaudido de pé, por minutos. Marcelo Déda nos deixa. Uma vida dedicada à política, ao seu PT, ao seu povo. Uma das pessoas mais talentosas que conheci. Exemplar. Descanse em paz, declarou em sua conta no Twitter o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

*

"Morreu Marcelo Déda, Governador de Sergipe. Querido amigo. Grande brasileiro. Homem público dos melhores do Brasil. Ele amava o Rio. Amava música e literatura. Sou neto de sergipano de Boquim. Sei o quanto Déda fez pelo povo sergipano - como parlamentar, prefeito e governador. Os sentimentos de pesar do povo do Estado do Rio de Janeiro pela morte de Marcelo Déda", declarou em sua conta no Twitter Sérgio Cabral (PMDB), governador do Rio de Janeiro.

*

"Que neste momento difícil Deus conforte a família e os amigos do governador sergipano Marcelo Déda", declarou em sua conta no Twitter a ex-senadora Marina Silva (PSB).

*

"Amanheço com a triste notícia do falecimento de Marcelo Déda, governador licenciado de Sergipe. Éramos amigos....", declarou em sua conta no Twitter o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

*

"É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do governador e companheiro de partido Marcelo Déda. Registro minha solidariedade e desejo força à família neste momento difícil. O país perde um homem público de valor inestimável, cuja vida foi dedicada à construção de uma sociedade mais justa e fraterna", declarou Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo.

*

"Em nome de todos os mineiros, expresso solidariedade e as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e ao povo de Sergipe, pela grande perda que representa a morte do governador Marcelo Déda. O Brasil e, especialmente, a região Nordeste perdem uma importante liderança política, que pautou sua trajetória de homem público, tanto no parlamento como à frente do governo de Sergipe, pela defesa sempre firme do bem comum e do desenvolvimento de seu Estado e do país", declarou Antonio Anastasia (PSDB), governador de Minas Gerias.

*

"Deixo aqui toda minha solidariedade e apoio para Eliane Aquino e sua família neste momento de dor pela partida do colega Marcelo Déda. Todos nós brasileiros lembraremos dele como um homem jovem, que dedicou 30 anos de sua vida para a política e para um país mais justo, um país do diálogo. Meu abraço apertado também para todo o povo do Sergipe", declarou o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

*

"A ausência do governador Marcelo Déda é uma enorme perda para a política brasileira. Ele foi o maior nome da minha geração, um homem que fazia política com 'P' maiúsculo, pela ideias. Acompanhei sua luta contra a doença, e tive a oportunidade de presenciar um exemplo de grandeza, de força e de coragem como poucas vezes se viu. Lamento profundamente sua partida não apenas como o cidadão e homem público exemplar que foi, mas também, e em grande medida, como um dos grandes amigos que fiz na vida. Em meu nome, de minha família e do Estado de Pernambuco, manifesto o pesar e a solidariedade a todos os familiares e amigos de Marcelo Déda e ao povo do Sergipe, declarou Eduardo Campos (PSB), governador de PE.

*

"O Congresso Nacional lamenta a morte precoce do governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, que, aos 53 anos, deixa familiares, amigos e a população brasileira desolados. Déda foi um grande quadro do PT e um expoente da política nacional, tendo atuado bravamente na discussão dos grandes temas de Sergipe e do Brasil. Homem culto e de personalidade admirável, era dono de um carisma e de uma eloquência cativantes e de uma força notável. Essa força o acompanhou nos quatro anos durante os quais lutou contra a doença que, lamentavelmente, o consumiu. A política brasileira perde um grande nome. Os familiares de Déda e os sergipanos perdem um grande homem", declarou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

*

"Lamento profundamente a morte do companheiro Marcelo Déda, governador de Sergipe. Déda tem uma história de lutas sociais desde a década de 70, quando se destacou como liderança do movimento estudantil. No início dos anos 80 filiou-se ao PT e foi responsável pela consolidação do partido naquele estado. Foi deputado estadual e federal, em 2000 se elegeu prefeito de Aracaju, agora cumpria seu segundo mandato à frente do governo do Estado. Uma das passagens marcantes de sua vida pública foi quando, aos 25 anos, disputou a prefeitura de Aracaju pela primeira vez; sem recursos, pregou uma bandeira do PT com fita adesiva como cenário e realizou seus programas eleitorais gratuitos ao vivo, chegando em segundo lugar contra políticos tradicionais e com muitos recursos. Marcelo Déda nos deixa um legado de lutas e vitórias, marcas indeléveis de pessoas que trilham suas vidas na busca pela justiça social. Certamente Sergipe, o Brasil e o Partido dos Trabalhadores sofreram hoje uma grande perda. Sua história fica como exemplo a todos. Minhas condolências à família", declarou Edinho Silva, deputado estadual e presidente do PT-SP.

*

"O Brasil perde um homem comprometido com a recuperação do papel do Estado e um dirigente político de alto nível", declarou Tarso Genro (PT), governador do Rio Grande do Sul.

*

"Marcelo Déda foi um exemplo de dignidade e compromisso público na atividade política. Ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores e teve uma trajetória brilhante como representante do povo na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, como prefeito de Aracaju e finalmente como governador de Sergipe, sempre com sua atenção voltada aos mais pobres e ao desenvolvimento do seu estado. O legado do seu trabalho viverá para sempre na memória dos sergipanos e de todos que o conheceram. Sergipe perdeu um grande governador, o Brasil perdeu um excepcional homem público e Marisa e eu perdemos também um grande amigo, compadre e irmão. Nesse momento de profunda dor e tristeza nos juntamos em solidariedade aos parentes e amigos do nosso querido Marcelo Déda", declarou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher Marisa Letícia.

*

"É imensa a tristeza e o sentimento do que significa para o povo brasileiro, para os sergipanos e o Partido dos Trabalhadores a perda de um dos seus melhores quadros e pessoa humana. Déda era um político de qualidades excepcionais e ter partido tão cedo nos deixa um profundo vazio. Todo carinho à Eliane e seus cinco filhos. A política brasileira hoje perde um dos mais capacitados e brilhante político do país", declarou Marta Suplicy (PT), ministra da Cultura.

*

"Pessoa brilhante, brasileiro digno, parlamentar brilhante, prefeito de Aracaju, governador do Estado de Sergipe, tribuno dos mais eloquentes. Pessoa de bem com a vida, de bom humor, sempre com uma 'tirada' e uma saída inteligente. Seja lá onde estiver, tenho certeza de que nos ajudará a encontrar cada vez melhores caminhos para o Brasil, para o povo brasileiro, para o povo nordestino, que ele amava de paixão e tão bem representava", declarou Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais.

*

"Deixo aqui toda minha solidariedade e apoio para Eliane Aquino e sua família neste momento de dor pela partida do colega Marcelo Déda. Todos nós brasileiros lembraremos dele como um homem jovem, que dedicou 30 anos de sua vida para a política e para um país mais justo, um país do diálogo. Meu abraço apertado também para todo o povo do Sergipe", declarou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM)

*

Hoje é um dia triste para o nosso País. Perdemos um grande brasileiro: o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Um dos filhos mais lustres de seu Estado e um dos nomes mais importantes do Partido dos Trabalhadores, Déda é um exemplo de dedicação, honestidade e amor ao povo. Eu perdi um grande amigo, que me deu a alegria de ser padrinho de um dos seus filhos, João Marcelo. Me sinto muito honrado pelo tempo em que pude conviver e aprender com Marcelo Déda. Ficam agora as boas lembranças, o carinho, o companheirismo e a certeza de que é possível, sim, fazer política com dignidade. Toda a minha força e solidariedade para Eliane, Marcella, Yasmin, Luísa, João Marcelo, Mateus e todos os seus familiares. Como eles mesmo expressaram, 'o céu acaba de ganhar mais uma estrela'", declarou o senador Humberto Costa (PT-PE).


Endereço da página:

Links no texto: