Folha de S. Paulo


Presidente do PT defende atuação de Cardozo e Simão Pedro no caso Siemens

O presidente do PT, Rui Falcão, saiu nesta sexta-feira (29) em defesa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do deputado estadual Simão Pedro (PT-SP), alvo de críticas do PSDB por sua atuação na investigação do cartel que atuou em licitações do transporte público em São Paulo e no Distrito Federal.

Cardozo declarou ter repassado à Polícia Federal documentos que mencionam pagamento de propina a autoridades do PSDB. Ele foi acusado por tucanos de fazer uso político do material para amenizar o efeito das prisões de petistas pelo mensalão.

Aécio diz que Cardozo está um 'pouco nervoso' sobre investigação de cartel
Cade adia para 2014 processo contra empresas de cartel
Presidente da Alstom diz que empresa não pagou propina
Papéis que acusam PSDB circulam há 4 anos

O ministro disse ter recebido os papéis de Simão Pedro. O PSDB acusou o deputado de ter produzido uma tradução falsa de uma carta anônima escrita em inglês e enviada em junho de 2008 ao ombudsman da Siemens, uma das empresas participantes do cartel. Ela denuncia irregularidades em licitações das quais a multinacional participou e fala em pagamento de propina, sem citar nomes.

Como o dossiê sobre o caso inclui também uma versão em português da carta, com o acréscimo de um parágrafo que aponta o PSDB como destinatário da propina, os tucanos afirmaram que Pedro falsificou esse documento. Ele nega.

Ao discursar na abertura do fórum "Ideias para o Brasil", promovido pela Fundação Perseu Abramo, centro de estudos ligado ao PT, em São Paulo, Rui Falcão disse que a acusação do PSDB contra petistas antecipa o "clima" da campanha eleitoral do próximo ano.

Zanone Fraissat-11.mar.2013/Folhapress
O presidente do PT, Rui Falcão, disse que os laudos sobre as condições de saúde de Genoino estão sendo
O presidente do PT, Rui Falcão, defende a atuação do ministro Cardozo no caso Simens

Ele afirmou que Cardozo e Simão Pedro são vítimas de uma tentativa de manipulação do caso. Ao mencionar a suposta adulteração da carta, ele destacou que o parlamentar "nem fala inglês".

"O ministro da Justiça, após receber uma denúncia de um deputado do PT de São Paulo, cumpre seu dever constitucional, encaminha a denúncia à Polícia Federal. Agora transformam isso em alvo de disputa política, acusando o ministro de manipular informação, acusando o deputado, que nem fala inglês, de fazer uma tradução adulterada", disse Falcão.

Em entrevista, o presidente do PT falou que Cardozo tem o direito de processar quem o acusou. "Se ele foi alvo de calúnia, injúria ou difamação, ele deve fazê-lo, seja como pessoa física, seja como ministro de Estado."

Falcão voltou a se referir ao caso do cartel no sistema metroferroviário como "trensalão" e afirmou que as irregularidades foram confessadas pelas empresas --na verdade, só a Siemens admitiu participação na combinação de resultados de licitações, ao denunciar o caso-- e são alvo de investigação também no exterior.

Além de Cardozo e Simão Pedro, Falcão defendeu em seu discurso o ex-secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, Antonio Donato (PT), que deixou a administração após ser acusado de ter ligações com a máfia dos fiscais do ISS.

Nesta quinta (28), o PT paulistano promoveu um ato de desagravo a Donato, que contou com a presença do prefeito Fernando Haddad.


Endereço da página:

Links no texto: