Folha de S. Paulo


Deputado vai depor sobre apreensão de helicóptero com drogas

O deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), 28, filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), será intimado a prestar depoimento nos próximos dias à Polícia Federal sobre a apreensão de um helicóptero da sua empresa com 445 kg de cocaína no domingo passado. Zezé foi presidente do Cruzeiro, campeão brasileiro de futebol deste ano.

Além do deputado, também terão de prestar depoimento a irmã dele, Carolina Perrella, e o primo André Almeida Costa. Os três são sócios da empresa Limeira Agropecuária, proprietária da aeronave apreendida.

No domingo, o piloto Rogério Almeida Antunes, 36, funcionário da empresa, foi preso pela Polícia Militar em uma fazenda na cidade de Afonso Cláudio, no interior do Espírito Santo, enquanto transportava a droga.

Com ele também foi preso o copiloto Alexandre José de Oliveira Júnior, 26, e duas pessoas que estavam na fazenda para receber a droga, mas que não tiveram a identidade revelada pela polícia.

Divulgação/Polícia Federal no Espírito Santo
Polícia Federal apreende helicóptero com drogas de empresa do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG)
Polícia Federal apreende helicóptero com drogas de empresa do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG)

De acordo com o delegado Leonardo Damasceno, responsável pelo caso, até o momento o deputado e os demais sócios da empresa não são tratados como suspeitos de participação no crime de tráfico de drogas. "Eles não figuram nas condições de investigados. [O depoimento] vai ser um mero esclarecimento da versão que foi apresentada pelo piloto", afirmou o delegado.

Segundo Damasceno, o piloto Rogério Antunes afirmou em depoimento que o transporte da carga foi contratado pelo copiloto Alexandre de Oliveira Júnior, que teria lhe oferecido R$ 106 mil para o serviço. "Ele suspeitou que fosse droga, mas mesmo assim ele aceitou fazer", disse o delegado.

Alexandre confirmou à polícia que foi ele quem contratou o frete, mas disse não saber que se tratava de drogas. Os pilotos disseram que o helicóptero partiu do Campo de Marte, em São Paulo, mas que o carregamento teria sido feito antes, em uma região próxima ao município de Avaré (SP). Uma perícia será feita no GPS da aeronave para confirmar a origem e rota do voo.

ALMG/Divulgação
Deputado Gustavo Perrella é intimado pela PF a prestar depoimento sobre a apreensão de um helicóptero da sua empresa com drogas
Deputado Gustavo Perrella é intimado pela PF a prestar depoimento sobre apreensão de helicóptero de sua empresa com drogas

OUTRO LADO

O advogado Nicácio Tiradentes, que defende o piloto Rogério Almeida Antunes, afirma que seu cliente não sabia que havia drogas na carga que transportava e que achava que se tratava de "insumos agrícolas".

Disse ainda que Antunes pediu autorização ao deputado Gustavo Perrella para fazer o frete, que seria uma atividade corriqueira para ajudar a pagar as despesas da aeronave. "Ele [Antunes] pediu autorização [para fazer o transporte], o deputado autorizou, ele veio normalmente, pegou lá a droga pensando que eram insumos agrícolas", disse Tiradentes.

O deputado Gustavo Perrella afirma que não sabia que a aeronave de sua empresa seria usada para transportar drogas. Inicialmente, o deputado disse que não sabia que sua aeronave seria usada pelo funcionário naquele fim de semana e que trataria o caso como roubo.

Em seguida, seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que Perrella não sabia que a aeronave seria usada para transportar drogas e que, na verdade, houve apropriação indébita.

"Ele [Antunes] se apropriou indevidamente [da aeronave] porque falou que ia fazer um frete e foi para outro Estado fazer tráfico de drogas. É crime do mesmo jeito", disse o Kakay à Folha. A Folha tentou localizar o advogado do copiloto Alexandre José de Oliveira Júnior, mas ele não atendeu as ligações da reportagem.


Endereço da página: