Folha de S. Paulo


Mal conservados, canais do rio São Francisco terão de ser refeitos

No interior de Pernambuco e do Ceará, a Folha encontrou quilômetros da obra de transposição do rio São Francisco que precisam ser refeitos e outros trechos em que a terra nem sequer foi rasgada.

Em Mauriti (CE), o canal parece ter sido alvo de bombardeio. O forte calor, associado à falta de uso, rachou as placas de concreto, e a terra que se acumula sobre elas demonstra que ninguém trabalha ali há muito tempo.

Governo retoma obras de transposição do São Francisco em ritmo lento
Rachaduras em obras estão sendo reparadas, diz governo
Moradores acham que obras vão ser aceleradas em 2014

As obras naquele trecho eram executadas pela Delta e foram paralisadas em meados do ano passado após denúncias de corrupção envolvendo a empreiteira.

Em Floresta (PE), a situação é parecida. As placas de concreto foram remendadas em vez de serem substituídas, e há uma cratera de sete metros de extensão numa das paredes do canal. Onde a terra aparece, a vegetação toma conta.

Segundo o engenheiro Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de PE, é natural os canais racharem se não receberem água. Quanto aos remendos, ele diz que se o reparo for bem-feito, não há problema. "Se for refeito mil vezes e não colocar água, vai rachar mil vezes."

Ao longo da obra, mesmo onde há homens e máquinas atuando, é possível acessar os canais sem impedimentos. Sinalização e cercas de proteção são raras. No mês passado, um engenheiro da obra morreu ao cair com o carro no canal em Custódia (PE).

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: