Folha de S. Paulo


Deputada da 'dança da pizza' diz que prisão de petistas é 'desrespeito ao Estado de Direito'

Sete anos e oito meses após ter sido eternizada com a "dança da pizza" na Câmara dos Deputados, Angela Guadagnin (PT-SP) voltou a defender publicamente os condenados no processo do mensalão.

Vereadora em São José dos Campos (SP) desde 2008, a petista desta vez preferiu ir à tribuna para falar sobre as prisões do ex-ministro José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino, que classificou como "ato de exceção" e "desrespeito ao Estado Democrático de Direito".

Marcelo Coelho: Qual a culpa de Genoino?
Saúde de petista me preocupa, diz Dilma
Até eu poderia ter assinado contratos, diz Alves

"Quando o ministro Joaquim Barbosa [presidente do Supremo Tribunal Federal] determina a prisão de algumas pessoas sem ter sido encerrado o processo, ele comete um ato de exceção, ele não está respeitando o que o Estado Democrático de Direito fala", afirmou Angela na noite desta terça-feira (19) durante discurso na Câmara de Vereadores de São José dos Campos.

A petista afirmou que as prisões decretadas na última sexta-feira (15) são um "erro do Judiciário", já que há embargos infringentes em diversos dos casos --recursos que levarão a outro julgamento em 2014.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

"Esse pessoal foi condenado muito antes, condenado por uma elite brasileira, condenado pela mídia muito antes de se iniciar o processo, muito antes ainda de eles serem julgados e condenados", disse sobre os colegas de partido.

Angela endossou seu discurso com a leitura de trechos de alguns artigos publicados nesta semana, inclusive do escritor Fernando Morais, que criticam a atuação do presidente do STF e afirmam que a prisão dos petistas foi alvo de "superexposição na imprensa".

"DANÇA DA PIZZA"

Em março de 2006, quando era deputada federal, Angela Moraes Guadagnin se levantou da cadeira que ocupava à esquerda do plenário e dançou para manifestar sua alegria ao acompanhar a absolvição do deputado e seu amigo João Magno (PT-SP), acusado de ter recebido dinheiro do mensalão.

À época, Angela chegou a pedir desculpas pelo seu comportamento mas não conseguiu se reeleger para o Legislativo em Brasília. A petista foi eleita vereadora no interior paulista em 2008 e reeleita em 2012, com 3.268 votos. Hoje é a líder da bancada do prefeito Carlinhos Almeida (PT).

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: